Do Facebook ao scouting em Belo Horizonte

Foi por meio do Facebook que os candidatos Domitilia de Paulo e Otávio Santiago se inscreveram no Movimento HotSpot. Ela, com o projeto “Uma verdade, outra não” na categoria moda. Ele, com dois projetos: “My paper sunglasses “, em design e “TSC”, na categoria design gráfico. Hoje, eles participam do scouting de Belo Horizonte que acontece no Memorial Minas Gerais Vale, às 19 horas.

Ambos usam a internet para divulgar seus trabalhos, mas em proporções diferentes. Santiago mantém dois sites (www.oscdesign.com.br  e  www.otaviosantiago.com) com o seu portfolio e tem perfil em três redes sociais. Domitilia, por sua vez, gosta de compartilhar processos e resultados, mas com certa parcimônia. “Devemos ficar atentos para que a interatividade não seja só virtual, e buscar experiências verdadeiras”, aconselha a designer.

Ela já participou de dois concursos em âmbito estadual e regional e está apostando na leveza de sua coleção para seguir em frente nas próximas etapas do MHS. “No site, apresento imagens que passam a leveza que a coleção tem, e quando digo leveza, não significa que não exista discurso”. E explica: “Trago através dessa linguagem, a linha tênue entre o sonho e a realidade e a incertezas do que é real. Onde a única verdade é o sentir.”

Santiago mostra em seu projeto de design, óculos feitos de papel. Suas criações já foram expostas em duas mostras com itinerância em Belo Horizonte, Salvador e São Paulo que reuniu mais de 100 artistas de diversas partes do mundo. O público é convidado a experimentar os óculos e ver a obra através da escuridão. O que parece um contrasenso é, na verdade, um convite para o sentir.

Projeto “My Paper Sunglasses”

Santiago já participou de duas edições

Já os calendários TSC, que entram em sua quinta edição, servem como”cartão de visita” para os participantes. Fotógrafos, stylist, maquiadores, modelos, toda a equipe, recebem o material para distribuir gratuitamente entre clientes, parceiros e amigos. Responsável pela impressão, a gráfica TCS produz 2000 unidades para calendário de parede (formato 30X35cm) e 2000 unidades de mesa (formato 22X17cm). As peças possuem embalagem personalizada, e entre as fotos, uma lâmina com a grade mensal permite as anotações diárias. “Para as quatro edições do calendário TCS,  busquei inspiração em clássicos que marcaram uma época, uma geração; e  em fotógrafos  como o americano David La Chapelle e o latinoamericano Marcos Lopez”, conta Santiago.

Calendário inspirado em cenas do cotidiano

Aqui a fonte de inspiração é o modernismo brasileiro

Santiago e Domitilia vão contar essas suas vivências hoje na esperança de se inspirarem mais jovens a perseguirem os seus sonhos. E Domitilia vai além. Ela quer resgatar o valor da moda brasileira. “Passou da hora de valorizar o que temos aqui dentro, de tornar o mercado mais adequado para produzir dentro de casa. E essa valorização não deve vir só de quem consome, mas de toda a cadeia e dos responsáveis em uma criação de política pública para o setor”, sentencia.

tags , ,