Economia Criativa

Hoje, já estará aberta ao público, a exposição de trabalhos selecionados do Movimento HotSpot que ocupa a sede do Sebrae Nacional. Além disso, rola uma agenda com encontros com coletivos de arte, oficinas de fotografia e criatividade.

Entre as atividades, acontece um papo bem importante para todos os envolvidos na economia criativa. Graça Cabral media uma conversa com a secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão e Graziela Peres, diretora de arte da revista ffw_MAG!

Cláudia vai detalhar o projeto de Criativas Birôs, escritórios que funcionarão como centros de apoio aos artistas e pequenos empreendedores criativos na estruturação e elaboração de modelos de negócios. Nesses escritórios, artistas e criativos irão dispor de consultorias nas áreas de gestão e empreendedorismo, assessoria jurídica,  assessoria técnica e qualificação profissional, banco de dados e informações sobre o setor. Implementados em parceria com os governos estaduais, entidades do sistema S (como o Sebrae) e universidades públicas, o primeiro centro será inaugurado no Rio de Janeiro, no dia 17 de maio.

Já na sexta-feira, Graziela se une a Speto, conhecido nome da arte urbana que acaba de assinar o grafite animado da campanha da Coca-cola para a Copa do Mundo e ao VJ Suave para uma oficina de criatividade. “Tenho muitas expectativas em relação ao festival. Estou muito curiosa, e animada com a possibilidade de troca. E totalmente aberta, pois sendo um formato novo, sem referências anteriores, muita coisa surpreendente pode surgir”, comenta a curadora do MHS na categoria Ilustração.

Está previsto, ainda, no sábado, um bate papo com o empreendedor Rony Rodrigues, criador da agência Box 1824, especializada no comportamento da geração entre 18 e 24 anos.

Agenda Festival Movimento HotSpot:

04/04, quinta-feira:

10h30 – Intervenção: ANIVERSÁRIO DE QUEM?, do coletivo Serpentes que Fumam

Local: SAM Lote A Bloco B, Ed. Sede do Detran.

19h30 às 22h – Exposição do Movimento HotSpot. –

19h30 – Bate-papo com sobre Economia Criativa com Claudia Leitão, Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura e  Graziela Peres, curadora do Movimento HotSpot. Mediação: Graça Cabral

20h – Apresentação  banda Calango Nego – Selecionada MHS.

Local: Sebrae Nacional (SGAS 605)

05/04, sexta-feira:

10h às 14h – Intervenção: “DIA DE SOL”

Local: Feira da Torre de TV

15h às 22h – Exposição Movimento HotSpot.

16h às 19h – Oficina de Criatividade com VJ Suave, Speto e Graziela Perez.

19h30 – Bate-papo – Arte Urbana em Cidade Tombada com Renato Acha e coletivos locais.

20h30 – Apresentação banda Monocromatas – Selecionado do MHS.

21h00 – Apresentação coletivo Fora do Eixo.

Local: Sebrae Nacional (SGAS 605)

06/04, sábado

14h30 – Colagem coletiva com VJ suave e coletivos locais.

15h às 22h – Exposição MHS.

15h – Oficina Fotografia com: Coletivo Casa da Luz Vermelha.

16h30 – Oficina de Criatividade – Bandeiras MHS.

17h30 Bate-papo com Rony Rodrigues Box 1824

Local: Sebrae Nacional (SGAS 605)

23h – Dado Villa Lobos – primeira apresentação da turnê “O Passo do Colapso”

Local: La Ursa -A casa abre às 20hs *entrada franca, maiores de 18 anos

Todas as atrações do Festival Movimento HotSpot são sujeitas à capacidade de lugares nos locais onde acontecem as atividades. Informe-se a respeito dos endereços, horários e da necessidade de retirada de senhas de acesso no site do festival. A apresentação de encerramento com Dado Villa-Lobos, dia 06, na casa La Ursa é proibida a menores desacompanhados. Se for beber, vá de taxi.

 

tags , , , , , ,