Edifício de madeira

No conto de fadas dos Três Porquinhos, as casas de papel e de madeira vão para o ar com o sopro do lobo. Em tempos de sustentabilidade, a madeira acaba virando uma opção interessante.

É exatamente com essa matéria-prima que o escritório dinamarquês de arquitetura C.F. Moller pretende construir  um prédio de 34 andares. O projeto foi desenvolvido para um concurso, cujo intuito é reunir ideias para residências particulares para a cidade de Estocolmo, na Suécia.

De acordo com o site do escritório, a escolha se deve a durabilidade, a flexibilidade e também aos benefícios para o meio ambiente já que impede a geração de resíduos e também contribui para o sequestro de carbono

Apenas o núcleo do edifício será feito em concreto, todo o restante: janelas, paredes, teto, pilares, entre outras coisas, serão em madeira, o que garante também melhor conforto térmico.

Além da madeira, outros cuidados foram tomados para garantir a sustentabilidade do projeto. As residências serão equipadas com sistemas de economia de energia; a varanda será coberta por vidros, para maximizar o aproveitamento da luz natural; e o edifício terá sistemas fotovoltaicos instalados em seu telhado.

 

tags , , ,