Editora Bonelli ainda faz gibis mantendo a tradição

Um gibi em seu formato original. No papel, com traços e cores sem nenhuma concessão à era digital. Assim é o mais recente lançamento da editora italiana Bonelli aqui no Brasil. “Tex – A história da minha vida”, com texto de Mauro Boselli e ilustração de Fabio Civitelli, é um best-seller com uma tiragem de 250 mil exemplares, 10% da qual é destinada ao público brasileiro.

A editora criada em 1940 mantém a tradição em seus produtos e nem sente o cheiro da crise que abala a Europa. Vende em média 10 milhões de exemplares ao ano, respeitando o tradicional modo de fazer gibi, em preto e branco. Em cores, apenas as edições especiais.

Tex, seu carro-chefe nasceu em 1948 e chegou ao Brasil pelas mãos da Mythos Editora, em 1951. Naquela época, o formato era como de um talão de cheque. Seis anos depois, a publicação foi descontinuada, voltou para as bancas em 1971 e hoje já acumula mais de 40 anos de sucesso.

Este novo exemplar é um suspense envolvendo as brigas políticas entre índios-americanos investigada pelo agente federal Saguro. Vale sempre a pena revistar os clássicos para podermos criar o novo.

O cauboí Tex é um dos carros chefes da editora italiana Crédito: Editora Bonelli.

tags , ,