Emoção marca etapa de “busca” em Vitória

Marcelo Rosenbaum explica o projeto “A Gente Transforma”. Crédito: Gabriel Lordelho/Mosaico Imagem

Vitória foi a nona cidade a receber o scouting do Movimento HotSpot, neste dia 02 de agosto. Tudo contribuiu para o sucesso do evento. Desde de sua localização no Parque Botânico Vale, área de reserva natural do Grupo Vale do Rio Doce – patrocinador do projeto, o emocionante depoimento do designer Marcelo Rosenbaum, o entusiasmo do candidato Lucas Pianes e a pláteia atenta.

Na ocasião, o curador do Movimento HotSpot na categoria arquitetura e criativo do quadro “Lar Doce Lar” do Caldeirão do Hulk cativou a público com seu carisma ímpar, envolvendo a todos, fazendo um retrato de sua trajetória profissional, a partir da história de sua família, plena de imigrantes, à imagem de tantos brasileiros, e da importância das relações e conexões de nossas vidas, da intangibilidade e do valor do design.

Com um discurso cheio de emoção, Rosenbaum detalhou a trajetória do projeto “A Gente TransformaAGT”. “Em um cenário tão promissor que como o Brasil vive hoje, é imprescindível valorizarmos nossas raízes, nossos artesãos, nosso olhar, nossa alma e, principalmente, comunicar os nossos saberes”, afirmou.

Para ele, a experiência que teve no Piauí  foi muito singular fazendo ir a um lugar, para muitos, até para os próprios piauienses, longínquo e desconhecido. Os principais pontos aprendidos com essa vivência foi poder entrar em contato com a profundidade das relações, a conexão entre as pessoas, o respeito à natureza, a relatividade da passagem do tempo e de perceber quanto todo esse processo com o povoado de Várzea Queimada afetou positivamente a todos que tiveram o privilégio de participar do AGT.

Platéia ouve atenta a trajetória profissional do curador do MHS. Crédito: Gabriel Lordelho/Mosaico Imagem

Ana Cecília Springefeldt, gerente de relacionamento e integrante da equipe MHS, falou  sobre o histórico do MHS, da importância do Amni Hot Spot na criação do projeto, quando 9 anos atrás revelou jovens talentos da moda, hoje, consagrados profissionais, e de como a transversalidade da moda, além do processo criativo e colaborativo dos estilistas, contribuiu para que o projeto atual se expandisse para 11 categorias.

Em seguida, falou dos pilares do MHS, seus objetivos, categorias e etapas, chamando sempre atenção para a importância do setor de Economia Criativa como ferramenta estratégica para o desenvolvimento do Brasil e para a grande oportunidade gerada pelo MHS com sua função primordial de fomentar, localmente, os talentos de cada região do País.

A seguir, convidou ao palco o jovem designer e candidato Lucas Pianes, para falar de seu projeto AUPABA e compartilhar a experiência de já estar inscrito no MHS. Comovido, ele revelou já acompanhar o trabalho de Marcelo Rosenbaum há alguns anos e inclusive de já ter tido o prazer de assistir à uma de suas palestras. Uma inspiração que o motivou a optar pela carreira de design e a se inscrever no MHS.

O Scouting de Vitória reuniu cerca de 100 pessoas,  em sua maioria  jovens designers e estudantes de moda , no auditório do Parque Botânico da Vale, um local lúdico, pleno de inspiração e natureza, situado no bairro de Camburi. Ao final do evento, a platéia aplaudiu muito e formou fila para tirar fotos com os convidados.

tags , , ,