Empreendedorismo Cultural


Boi da Floresta, Ilha dos Encantos, BR 135 são três projetos que visam incentivar as tradições, as raízes e a música do Maranhão. Os detalhes de cada um deles serão apresentados na  Roda de Conversa: “Empreendedorismo Cultural”, nesta quinta-feira, às 15h30, no Convento das Mercês.

As participantes serão Luciana Simões, artista do Projeto Criolina, produtora cultural e coordenadora do Projeto BR 135; Nadir Olga Cruz , turismóloga,  produtora Cultural, artista Popular, coordenadora do Ponto de Cultura Floresta Criativa; Renato de Cara, fotógrafo, diretor curador da Galeria Mezzanino e da categoria Fotografia do MHS e a mediadora Hildenê Maia, analista e gestora do projeto de Beleza e gestora do projeto de cultura Ilha dos Encantos.

“Identifico que o empreendedorismo cultural está representado através do nosso artesanato, das manifestações, dos nossos espaços de teatro, da confecção de CDs, DVDs e desenvolvimento de projetos que geram renda e oportunidades sociais em torno dessa “economia criativa””, comenta a mediadora. “Porém, ainda há necessidade de um reordenamento e de um processo educativo que considerem as melhores formas de produção e de circulação de bens visando, entre outros, a sua inserção na cadeia produtiva do nosso turismo, como por exemplo trabalhar a cultura como turismo pedagógico não somente no mês de junho e julho.”

O Projeto Ilha dos Encantos, que ela coordenou durante dois anos e meio, atendeu 70 empreendedores culturais portadores e produtores de bens e serviços étnicos tradicionais da cultura afro-maranhense localizados nas cidades de São Luís, São José de Ribamar e Alcântara e capacitou 300 pessoas na área de elaboração de projetos para captação de recursos; marketing cultural; gestão de negócios; produção cultural e expressão corporal.

Buscando também  uma capacitação e principalmente formas de sustento fora das temporadas de festas, o Boi da Floresta, grupo que trabalha na preservação tradicional da cultura maranhense, tomou a iniciativa de ir atrás de apoio financeiro para desenvolver projetos sociais a fim de gerar trabalho e renda tanto para os brincantes quanto para os jovens envolvido com a tradições do bumba-meu-boi e o tambor de crioula.

Segundo Nadir, “é importante termos uma vida independente das verbas públicas e não viver apenas das festas. Nosso objetivo é profissionalizar cada vez mais tudo que está em torna da cultura popular, lembrando sempre de sua riqueza, história e importância. Isto não pode ter apenas um valor intangível, mas gerar renda para quem cria e vive disto”Já o Projeto BR135 tem como objetivo fomentar a cultura e formar platéia para a música atual produzida no Maranhão. O evento já teve sete edições  e por lá  passaram 78 artistas e bandas, além de artistas circenses, poetas, fotógrafos, DJs, grupos folclóricos e artistas de outras gerações, que inspiraram uma nova geração.

A iniciativa partiu do Criolina. Para Luciana, “a dupla não aceitava a ideia de precisar sair daqui para ser ouvido. Queremos contribuir na transformação da nossa realidade. O que vemos aqui é um Estado muito rico culturalmente, produtor de mais de 300 ritmos únicos, sem política cultural abrangente, ausente das conversas sobre políticas culturais no Brasil, distante das trocas com outros estados Brasileiros e outras culturas, etc. São artistas com trabalhos relevantes, que precisam de espaço, condições, conhecimento, saídas.“

O SEBRAE, em Maranhão, está atento a estas questão atuando através de três pilares na cultura: gestão, inovação e acesso ao mercado. Na área de gestão trabalha-se com a organização das empresas e ou Associações Culturais, Oficinas de Projetos (Captação de Recursos na Área de Cultura). Na área de inovação, trabalha-se o design através de oficinas de criatividade, bem como realização de consultorias individuais de design para integrantes do Projeto, apresentando questões pertinentes e de interesse do público-alvo nas duas áreas trabalhadas pelo Projeto de Cultura.

Todos esses projetos tem grande sinergia com a proposta do Movimento HotSpot. “Acredito que esse movimento é uma boa proposta do Ministério da Cultura e tem o apoio do SEBRAE de fazer circular os serviços culturais do país, valorizando os empreendedores culturais e suas ideias”, comenta Hildenê.

 

Programação

10 de julho, quarta-feira

13h30 – 21h  visita à exposição Movimento HotSpot

14h – Roda de ConversaArte e fotografia: os canais de distribuição na cena contemporânea com Renato de Cara

O diretor e curador da Galeria Mezzanino fala de sua experiência na organização de exposições individuais e coletivas, impulsionando a inserção de jovens talentos no mercado de arte.

15h30 – Roda de ConversaFormalização de Empreendedores Criativos

Rânio Gamita – Contador e  consultor do projeto atendimento individual do Sebrae-MA

Bem-Hur Real Figueiró – Produtor de áudio e vídeo, maquiador, sócio proprietário da empresa Freela Conteúdo

Mariana Ochs – diretora criativa, criadora do escritório Modesign

Mediadora: Reijane Lucas, Analista e gestora do projeto atendimento individual do Sebrae-MA

16h30 – Oficina Repentina de Criação Coletiva com Delano Rodrigues (UFMA)

Participantes utilizarão metodologias de co-criação para produção de um vídeo de recortes de imagens que será projetado no evento de encerramento do Festival com show da Banda Criolina. (até 30 vagas)

20h – show de abertura com artista convidado – Phill Veras

11 de julho, quinta-feira

9h – 13h – Oficina Repentina de Criação Coletiva com Delano Rodrigues (UFMA)

(continuação dos trabalhos do grupo formado dia 10)

13h30 – 21h visita à exposição Movimento HotSpot

14h – Design Gráfico e a Economia de Rede. Uma conversa com Mariana Ochs

A tecnologia permite que os designers se apropriem dos processos de produção e se tornem autores, as disciplinas estão muito misturadas, o crowdsourcing é uma realidade, as técnicas artesanais convivem com a midia digital. E agora? Mariana Ochs, designer que já criou projetos para as revistas Esquire, Premiere, Popular Science, Mademoiselle e City, além as brasileiras Vogue, e Carta Capital, fala sobre o que é Design Gráfico hoje em dia.

15h30 – Roda de conversa Empreendedorismo Cultural

Luciana Simões – Artista, Produtora Cultural, Coordenadora do Projeto BR 135.

Nadir Olga Cruz – Turismologa,  Produtora Cultural, Artista Popular, Coordenadora do Ponto de Cultura Floresta Criativa

Renato de Cara – fotógrafo, diretor e curador da Galeria Mezzanino

Mediadora: Hildenê Maia  – Analista e gestora do Projeto de Beleza, entre 2007 e 2010 foi gestora do projeto de cultura “Ilha dos Encantos”

17h – 20h – Oficina Repentina de Criação Coletiva com Delano Rodrigues (UFMA)

(continuação dos trabalhos do grupo formado dia 10)

20h – Show  Projeto Guerreiro Zumbi – banda selecionada pelo prêmio Movimento HotSpot

21h – Show de encerramento com artista convidado: Banda Criolina

 

tags , ,