Pablo Alfieri, diretor do estúdio de motion graphics Plenty, estará no Insert Brasil. Crédito: Divulgação/Insert Brasil
Já tem programa para o feriadão? Quem está no Rio ou quer passar alguns dias na Cidade Maravilhosa, tem um motivo a mais. Acontece nos dias 08 e 09 de setembro o Insert Brasil, evento de design que visa estabelecer sua relação com a arte, tecnologia, moda e cinema. Serão dois dias de ciclos de palestras, workshops, stands, exposições culturais e festa, pois ninguém é de ferro.
O lista de palestrantes tem renomados profissionais brasileiros e estrangeiros como o argentino Pablo Alfieri, diretor do estúdio de motion graphics Plenty; Cláudio Peralta, supervisor de efeitos visuais na Conspiração Filmes, que vai falar sobre o mercado de computação gráfica no Brasil; Eike König, diretor do estúdio de design alemão Hort; André Stolarski diretor da Tecnopop e coordenador geral de comunicação da Bienal de SP, que vai falar sobre branding cultural; o americano Joshua Davis que faz arte generativa usando Processing e Flash ; Thomas Manss,designer gráfico alemão sediado em Londres e Aaron Duffy um dos diretores da 1stAveMachine, agência de comerciais responsável principalmente pelos anúncios do Google.
Haverá ainda duas mesas redondas. Uma que vai discutir os do design nacional hoje, as realidades do mercado atual no aspecto profissional e acadêmico e outra que fará uma viagem pela história do design no Brasil.
Os ingressos custam R$ 350,00 + 3kg de alimento não-perecível para toda a programação ou R$ 50,00 para workshops e visitantes. Com exceção, do ingresso de visitante todos os outros tem direito a entrada da festa.
A festa que rola no sábado é a primeira edição carioca da Plush! Sucesso em Belo Horizonte, une música, esporte, design e arte baseado no conceito street cool concept, proveniente do leste europeu.
Tudo isso vai rolar na Centro Cultural Ação da Cidadania, na Zona Portuária e tem um cunho social. O projeto foi iniciado por Betinho na década de 90 com o objetivo de erradicar a fome e a miséria no Brasil. Por isso, todo o dinheiro arrecadado com o aluguel do espaço é destinado a projetos sociais ligados ao Ação da Cidadania, que investe seus recursos na busca da dignidade e cidadania, iniciando cerca de 3.000 crianças e jovens na arte e cultura e inserindo-os no mercado de trabalho.