Exposição comemora 70 anos de Gilberto Gil

Uma geração de talentosos músicos brasileiros está chegando aos 70 anos cheia de vigor e ainda trabalhando. Entre eles, está Gilberto Gil que se rende as comemorações da data cheia com apresentações musicais e agora, ganha uma exposição que retrata sua obra vista por outros artistas.

A exposição “GIL70″ foi concebida e organizada pelo poeta e designer gráfico André Vallias (1963) com a colaboração do pesquisador e ensaísta Frederico Coelho (1974). Vallias mantêm uma parceria profissional com o cantor há mais de 15 anos, quando criou o primeiro website de Gil e seguiu atualizando e operando as mídias digitais que são caras a ele.

Agora, reuniu obras dos mais variados gêneros, realizadas por criadores de quatro gerações, para celebrar, no espírito heterogêneo e livre das revistas marginais dos anos 70, os 70 anos de  Gil. Claro, que após a montagem do Centro Cultural Correios, no Rio de Janeiro, a mostra pula para o virtual e estará disponível no site gil70.com.br.

São ao todo 21 trabalhos, entre pintura, grafite, vídeo, fotografia, escultura, poesia visual e instalação interativa – inspirados em canções de Gil ou dedicados a ele – feitos por 25 artistas, poetas, videomakers, músicos, cineastas, programadores e designers: Carlos Adriano, Ricardo Aleixo, Arnaldo Antunes, Lenora de Barros, Vivian Caccuri, Adriana Calcanhotto, Augusto de Campos, Ivan Cardoso, Antonio Dias, Eduardo Denne, Bené Fonteles, Lula Buarque de Hollanda, Jarbas Jácome, Gabriel Kerhart, Raul Mourão, Carlos Nader, Antonio Peticov, Gualter Pupo, Omar Salomão, Daniel Scandurra, Ariane Stolfi, André Vallias, Caetano Veloso, Andrucha Waddington e Luiz Zerbini.

Além disso, há  24 displays interativos que dão acesso ao áudio, letra e comentários de 70 de suas mais emblemáticas composições. A ante-sala da exposição foi reservada para a montagem de uma sinuosa linha do tempo, ilustrada com imagens, vídeos e sons, e acompanhada de quatro totens multimídia – com excertos de filmes e depoimentos.

Gil não interferiu na curadoria da exposição. Na única peça que participa efetivamente é a instalação interativa “Oriente” do artista baiano Jarbas Jácome. Explorando um viés tecnológico, um sensor em formato de aranha dispara, ao captar movimentos, uma linha de violão tocado por Gil  tece uma teia projetada em voile. Jácome, também, assina a programação da instalação “Corações a mil”, de Adriana Calcanhoto.

No site, ainda se poderá ler uma antologia de textos escritos pelo cantor entre manifestos, artigos, discursos e depoimentos, uma seleção com os principais trechos de suas entrevistas ao longo da carreira e uma coletânea de crônicas escritas especialmente para a ocasião por: Rita Lee, José Miguel Wisnik, Marisa Alvarez Lima, Hermano Vianna, Jerusa Pires Ferreira, Carlos Rennó, Fernanda Torres, Andre Midani, Inês Pedrosa, Arto Lindsay, Bernardo Oliveira, Francisco Bosco, Jorge Mautner, Evando Nascimento, DJ Dolores e Paquito Moura.

Serviço:

Exposição: “GIL 70”
Visitação: 29 de agosto a 28 de outubro de 2012 – ter a dom, das 12 às 19h
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro) – 2253-1580
Projeto patrocinado pela Petrobras, Correios e SulAmérica Seguros através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

tags , , , , ,