Exposição discute o futuro da moda com base na herança japonesa

“Beleza Futuro: 30 anos de moda japonesa” está em cartaz no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio. Crédito: Divulgação

Dizem que a expressão japonesa “Wabi-Sabi”, quer dizer que a imperfeição define beleza. Na exposição “Beleza Futuro: 30 anos de moda japonesa”, o convite é para repensar o que vem pela frente no mundo fashionista a partir da herança herdada dos talentos estilistas japoneses.

Tudo começou com Kenzo e Issey Miyake, em 1970 que conquistaram Paris e abriram as portas para a chegada na década de oitenta de Rei Kawakubo e Yohji Yamamoto. Em um vídeo que abre a mostra no Museu de Arte Contemporânea de Tóquio, aparece as modelos com roupas roupas desestruturadas, volumosas e com costura aparente, que marcaram a carreira de Yamomoto e que deixou a platéia de boca aberta diante de uma moda tão diferente dos valores ocidentais.

Esta exposição foi originalmente realizada no Barbican Art Gallery (Londres) em 2010, então a Haus der Kunst (Munique) em 2011.  Originalmente é composya de 100 peças de roupas das três décadas divididas em 4 blocos: “Praise of Shadow” fala sobre a fase monocromática da moda japonesa, “Flatness” apresenta o cuidado com as formas; “Tradition and Innovation” compara as coleções de moda com peças tradicionais da cultura japoensa, e “Cool Japan” que analisa o streetstyle japonês. Na versão japonesa, ganhou mais uma seção: “A virtualidade e realidade”, apresentando o trabalho de jovens estilistas para fornecer uma dica para onde a moda vai.

A curadoria é de Akiko Fukai, diretora do Kyoto Costume Institute, definida em reportagem recente do jornal “New York Times” como uma das maiores especialistas mundiais em história da moda.

Outra parte se dedica ao design gráfico que  sempre acompanhou as inovações japonesas nos tecidos e em grandes parcerias artísticas. Estão expostos os catálogos feitos pelo chinês Ai Weiwei e pela americana Cindy Sherman para a Comme des Garçons e os convites para os desfiles de Miyake em Paris desenhados pelo ilustrador e pintor Tadanori Yokoo, que acabaram virando objetos de desejo e peças de colecionadores de arte.

Se por acaso você estiver no Japão, não perca essa oportunidade. Do contrário, busque em livros e na internet, os modelos feitos por esses grandes estilistas japoneses que são referências essenciais para o mundo da moda atual e do futuro.

tags , , , , ,