Frida fashion

São mais de 300 modelos expostos na Casa Azul. Crédito: Divulgação

Em seus autoretratos, Frida Kahlo sempre aparece com vestidos coloridos e flores na cabeça. Um estilo que marcou a vida da pintora mexicana e impressionou o mundo. Agora, seus modelos e acessórios podem ser vistos na mostra “As aparências enganam: os vestidos de Frida Kahlo”, em cartaz na Casa Azul, museu dedicado a ela e seu marido Diego Rivera, no bairro de Coyoacán, na Cidade do México.

O museu funciona na residência onde Frida nasceu, em 1907, viveu praticamente toda sua vida e morreu. O nome da mostra é inspirado em um dos muitos autorretratos feitos pela artista. No desenho, por baixo de suas roupas, vê-se seu corpo nu cheio de cicatrizes, as pernas desiguais – uma delas decoradas com borboletas – e a coluna fraturada.

Por isso, além de saias, blusas, sapatos e joias, são expostos, pela primeira vez, os aparelhos ortopédicos e a prótese que teve que ela teve de usar por causa da amputação da perna direita em 1953. Esse material revela o sofrimento físico que, durante a vida, a artista mexicana enfrentou.

O material esteve guardado no banheiro da casa por ordem do muralista Diego Rivera (1886-1957) até 2004.  São mais de 20 mil documentos, entre fotos, desenhos, cartas, além de mais de 300 objetos pessoais da artista que agora, começam a serem mostrados para o público. Também em 2013 será publicado um livro com fotografias dos objetos recuperados.

tags , ,