Galerias on-line expõem mostras temporárias

Laura Brothers – ENVELOPING BRITANNICA – Bubble Byte

Se em São Paulo, o público está curtindo a Bienal, quem está fora da capital paulista também pode ter acesso a arte por meio de sua tela de computador. Galerias em volta do mundo estão fazendo exposições on-line usando o mesmo formato com data para abrir e fechar.

Para o Institute of Contemporary Arts (ICA), em Londres,  a exposição on-line veio com uma necessidade. Durante as Olimpíadas, foi aconselhada a manter as portas fechadas pois sua localização era vizinha as quadras de vôlei usadas na competição. Inaugurou, então, uma mostra on-line: a “Soundworks”, que reúne mais de 140 artistas que trabalham com arte sonora como o irlandês Haroon Mirza, que faz alusão ao célebre John Cage, ou ainda de Charlotte Prodger, radicada em Glasgow, que narra a história da música techno.

Jan Robert Leegte – Untitled Mountains – Bubble Byte

Já Bubble Byte, criada pela italiana Attilia Fattori ao lado do inglês Rhys Coren, está em cartaz a mostra Collettiva Estiva. A dupla já organizou mais de15 individuais e vários projetos coletivos, tendo exposto trabalhos de cerca de 50 artistas desde o início de 2011. Uma característica do site e não manter arquivos. Das exposições anteriores, só se pode consultar o currículo do artista e informações sobre as peças que foram expostas.

Uma das mais novatas neste segmento é o Sleeping Upright fundada em março, a proposta é expor e também vender ou fazer trabalhos sob encomenda para instituições físicas. Um resultado desta troca foi vídeo, em loop , de um casal se beijando (trabalho da jovem artista londrina Hannah Perry) que ficou exposto no site e na Nottingham Contemporary Gallery.

 

tags ,