Google Art Project: uma viagem virtual ao mundo das artes. Agora com obras brasileiras!

Que a internet abre as portas para um mundo de informação, isso todo mundo já sabe. Agora, existem algumas ferramentas que nos ajudam a desbravar assuntos que seriam quase impossíveis de conhecer fisicamente.

Esse é o caso do Google Art Project, iniciativa que disponibiliza parte dos acervos de 150 museus, de 40 países que, no total, somam mais de 30 mil peças de arte em alta resolução na internet. Levaria uma vida e muito dinheiro para conhecer cada um in loco.

Estão lá o MoMA e o Metropolitan de Nova Iorque, o Museu do Botero, de Bogotá, o de Israel, de Frida Kahlo, no México, o Palácio de Versailles, na França. E agora, dois brasileiros se juntam a esse acervo: o Museu de Arte Moderna (MAM) e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Os visitantes virtuais poderão ter acesso a 80 obras do 30° Panorama da Arte Brasileira, exposição temporária que esteve no MAM no final de 2011. Na Pinacoteca, foram escolhidas 98 peças do acervo.

A tecnologia empregada para fotografar as peças é parecida com a do Google Street View. Um “carrinho” com quinze câmeras de alta definição em 360º percorreu as salas do museu clicando cada tela em altíssima definição. Se bobear, dá até para ver detalhes da pincelada do artista que, às vezes, não notaríamos se estivéssemos de frente para a obra.

Só com o mouse, se faz uma viagem incrível navegando pelo nome do artista, museu, país de origem e até pelo período histórico da peça. O serviço já está integrado com as redes sociais Google Plus e também com o Facebook. Vá lá, monte sua galeria e compartilhe com seus amigos.

tags , ,