Grávidos de um mundo novo

Em 2042, o mundo será bem diferente. O planeta se tornará realmente sustentável, a economia predominante será a criativa, a tecnologia acessível a todos, os modelos de trabalho se tornarão mais colaborativos, haverá muitas outras formas de riqueza e a principal moeda de troca: o tempo. Este é o cenário que a pesquisadora e criadora da categoria Ideia, Lala Dehenzelin, captou e decupou no livro “Desejável Mundo Novo”.

“No futuro, o nosso objetivo de vida será desfrutar o tempo”, comenta. “O dinheiro não será mais o principal meio para ser feliz, mas, sim, as coisas que fazemos e como usamos o nosso tempo”.

Nesta entrevista ao Movimento HotSpot, Lala comenta sobre como podemos nos inspirar para realmente criarmos o mundo que queremos viver e quais as ferramentas que teremos para medir nossas atividades por meio do valor, recursos e resultado nos âmbitos cultural, social, ambiental e financeiro, o que ela chama de matriz 4 D.

Na segunda etapa da entrevista, a pesquisadora discorre sobre sustentabilidade, emponderamento e a necessidade de se incrementar a economia criativa no Brasil. Fala ainda dos critérios que adotou para escolher os projetos inscritos na categoria Ideia. “ Está sendo bem díficil esse processo de seleção”, confessa ela. “Estou buscando projetos que apresentem uma conhecimento único, novas tecnologias, que usem processos colaborativos e acima de tudo que não se preocupa apenas com a geração de renda financeira”.

 

tags , , , ,