Guia “São Paulo com Crianças” tem ilustração de Fábio Yabu

Fábio Yabu navega pelas mares do design gráfico e da ilustração há um tempão. De sua cabeça e de suas mãos, saíram dois grandes sucessos: “Combo Rangers” e “Princesas do Mar”. Agora, pela primeira vez, ele ilustra um livro que não é dele e que na verdade é um guia: “São Paulo com Crianças”, escrito pela jornalista Mariana Della Barba com dicas do que fazer com os pequenos na maior cidade da América Latina.

Para ele, a ilustração deve servir como um suporte para o texto. “ Os desenhos nunca deve dizer o que já está dito, mas sim, mostrar as coisas de um ângulo ou uma visão diferente,” comenta. E neste caso, a fonte de inspiração era nada menos que São Paulo. “Acho que a cidade oferece múltiplas possibilidades e cores, com cenários como o bairro da Liberdade, o parque do Ibirapuera ou a avenida Paulista. Mesmo não tendo nenhum ícone como a Torre Eiffel ou o Empire State, é fácil retratá-la.”

Com a idéia maturada, Yabu passa a desenhar ora com lápis de madeira , ora usando um tablet que transmite seus traços para o computador. Desde 1998, quando criou o série em quadrinhos online “Combo Rangers”, ele mistura as duas técnicas. O HQ, que fazia uma sátira ao seriados japoneses, foi produzido em flash para o internet e depois ganhou 25 versões impressas, sendo descontinuado em 2004. No mesmo ano, ele lançou as “Princesas do Mar” que virou um hit. Já foram publicados oito livros: “Princesas do Mar” (2004), “Princesas do Mar – Uma sombra na água” (2006), “Princesas do Mar – As Cartas de Vento” (2007), “Princesas do Mar – Balada da Princesa Esquecida” (2009), “Princesas do Mar – Mistério na Escola do Mar” (2008), “Princesas do Mar – O Peixe Lendário” (2008), “Princesas do Mar – Tartarugas em perigo” (2009) e “Princesas do Mar – O Pequeno Herói” (2009). Além disso, as personagens deram origem a um desenho animado exibido nos canais Discovery Kids e TV Cultura no Brasil e  em mais 50 países.

A receita de Yabu para se dar bem na sua área tem três ingredientes: amor, foco e muita perseverança. Se você quer conferir seu último trabalho, compre o guia na loja LikeStore, da Pulp Edições, via Facebook. Custa R$ 32. A partir de 02 de junho, também estará disponível nas melhores livrarias da cidade.

tags , , ,