Hiperrealistas até demais!

Couple under umbrella

A primavera chegou em Paris e com ela, as grandes exposições tomam capital capital francesa. Uma das mais comentadas no momento são as 9 esculturas gigantes e hiperrealistas do artista Ron Mueck.

A mostra que ocupa a Fundação Cartier aoresenta 6 trabalhos antigos e 3 novos que ele fez, concomitantemente, durante um ano e meio em seu ateliê em Londres. Ele cria moldes em argila, para dar forma a todos os detalhes que busca, e depois usa silicone, resinas e fibra de vidro (os cabelos das esculturas são de fibra sintética) para preenche-los.

A mais impressionante das novas criações, “Couple under umbrella”, de 3m x 4m x 3,5m, apresenta uma cena cotidiana de praia com um velho deitado com a cabeça repousada no colo de sua mulher, que o observa ternamente, protegida por um colorido guarda-sol. Observe na foto, a perspectiva entre a visitante e a escultura em si para entender o tamanho da obra.

Mueck começou a ficar conhecido do grande público em 1997, quando na exposição “Sensation”, na Royal Academy de Londres apresentou a escultura  “Dead dad”, que representava a morte do seu pai.

A boa notícia que nós, brasileiros, teremos a chance de ver esses trabalhos de perto. Ainda sem data e nem lugar, a exposição dever ser montada no Rio e em São Paulo e também na Argentina, em Buenos Aires, no ano que vem.

Dead Dad

Mask II

 

tags , , ,