História do Brasil

Chegada do dirigível Hindenburg ao Rio de Janeiro, de 1936, por um fotógrafo anônimo. Crédito: Divulgação

Contar 170 anos da história do Brasil  por meio de 300 imagens é a proposta da exposição aberta no CCBB, do Rio de Janeiro. “Um olhar sobre o Brasil” foi realizada pela Fundación Mapfre e tem a curadoria do especialista em história da fotografia Boris Kossoy e curadoria adjunta da antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz.

A mostra esteve em cartaz até o dia 27 de janeiro no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo  e está estruturada em quatro grandes eixos temáticos: política, sociedade, cultura/artes e cenários.

O ponto de partida é a própria invenção da técnica fotográfica. Daí em diante,  a exposição revisita o olhar “científico” que guiava as expedições estrangeiras, o gosto de D. Pedro II pelo novo suporte e os registros de revoltas populares como a de Canudos, até chegar à grande multiplicação de temas que compuseram o longo século 20.

A cenografia  é assinada por Daniela Thomas e Felipe Tassara e faz com que o visitante percorra caminhos de luz e sombra, costurando história e iconografia. Cada imagem tem uma legenda bem extensa com um texto sobre a história e o local fotografado.

Yanomami Amazonas, de1974, de Cláudia Andujar. Crédito: Divulgação/Galeria Vermelho

Serviço 

Centro Cultural Banco do Brasil

Rua Primeiro de Março, 66 – 2º andar – Rio de Janeiro.

De 1º de março a 7 de abril.

Horário: de terça a domingo, das 9h às 21h.

Entrada franca.

Tel: (21) 3808-2020.

tags , , , ,