Maquiagem artística ainda é pouco explorada no Brasil

Márcio Desideri inscreveu o projeto “Cine-Plástico”, na categoria Filmes e Vídeos, do Movimento HotSpot. O objetivo é criar uma filme mais autoral, mercado pouco explorado no cinema nacional, se utilizando de linguagens diversas como fotografia, pintura, escultura, performances e maquiagem artística.

É neste último ponto que mora um outra talento do candidato. Ele também está participando do FaceOff Challenge, concurso promovido pelo SyFy, na qual usando um aplicativo ou seus dotes pessoais, o maquiador deve transformar seu rosto em zumbi, animal ou outra criatura mágica. A cada semana é escolhido um finalista que viajará para Los Angeles, Califórnia, para assistir a grande final do reality show no dia da festa de Halloween (31 de outubro).

Para falar desta área pouco explorada aqui no Brasil e um pouco mais de sua carreira, ele respondeu as seguintes perguntas para o site do Movimento HotSpot:

MHS: Você trabalha como maquiador profissionalmente há quanto tempo?

Márcio Desideri: Sou estudante de artes visuais no Instituto de Artes da Unesp e trabalho como maquiador profissional há 4 anos. Por 3 anos consecutivos, estive nas Noites do Terror do Playcenter (Parque de Diversões de São Paulo), maquiando monstros, múmias, vampiros etc. Realizei trabalhos para o canal Fox Brasil, promovendo a série The Walking Dead nas duas temporadas, maquiando diversos zombies que andavam pelas ruas de São Paulo. Além disso,  faço eventos paralelos, maquiando em festas, baladas e apresentações. Também sou fotógrafo profissional e, frequentemente, realizo ensaios fotográficos autorais das maquiagens que crio.

MHS: Desde quando se dedica a maquiagem artística? Como é o mercado de trabalho nesta área no Brasil?

Márcio Desideri: Dedico-me à maquiagem artística desde 2008. Através da performance, curta-metragem e vídeo-arte que realizava, acabei adaptando-a nesse processo e ao meu trabalho profissional. O mercado brasileiro nessa área ainda é restrito, pouco incentivado e voltado principalmente para eventos, televisão e teatro. Apesar de ser uma área que está começando a ter procura e que se revela muito lucrativa, ainda necessita de uma boa estrutura, investimento e planejamento. O que ocorre é que muitas vezes o maquiador é desvalorizado, o que dificulta seu progresso, pois, geralmente, os bons produtos de maquiagens aqui no Brasil são caros, e por isso fica difícil cobrar baixos valores em um trabalho de alta qualidade.

Contudo, ainda que em expansão no Brasil, se comparado ao mercado de trabalho de maquiagem artística dos americanos, o nosso país deixa muito a desejar. Lá fora existem ótimos cursos oferecidos com especialização em vários seguimentos dessa área, como próteses, esculturas de criaturas, caracterização, airbrush, etc. Também, acontece os eventos de maquiagem como o “Monsterpalooza” e “International Make-up Artist Trade Show”, entre outros. Os frequentes lançamentos de filmes repletos de efeitos especiais, na qual aumenta a procura por maquiadores e o recente reality show “Faceoff” em que diversos maquiadores encaram desafios, especialmente maquiagens usadas em filmes, disputando um prêmio.

MHS: Halloween é o principal evento que usa esse tipo de maquiagem?

Márcio Desideri: Felizmente não. Apesar de nessa época aumentar a procura, existem outros eventos como escolas de samba, apresentações em baladas, shows, desfiles, feiras, festas infantis, teatro, ou em casos específicos como televisão, cinema, simulação de primeiros socorros e publicidade. Desse modo, além da maquiagem de terror, outras modalidades também são procuradas, por exemplo: o body painting, envelhecimento, drag-queen, caracterização de personagens infantis, criação de seres fantásticos, etc.

No centro de São Paulo, o evento de maquiagem de terror mais conhecido e lucrativo pela quantidade de fãs era as “Noites do Terror do Playcenter”. Com seu fechamento, resta a esperança de um novo evento deste seguimento surgir com a mesma força. Aliás, temos o zombie walking que gradativamente aumenta o número de seguidores e também a “Hora do Horror no Hopi Hari”, demonstrando dessa forma que o gênero terror está longe de ser esquecido. É uma questão de incentivo e aproveitamento dessa geração de fãs do fantástico que está aumentando.

Com a constante influência da mídia e a facilidade de acesso via web para assistir à filmes e seriados hollywoodianos, os quais estimulam a fantasia do espectador, cria-se uma grande variedade de fãs ao redor do mundo, e cabe o Brasil aproveitar essa oportunidade e investir nessa área criativa, gerando mercado e bons resultados econômicos, além de contribuir com a diversidade cultural, possibilitando principalmente novas oportunidades de emprego.

Existem maquiadores talentosos no Brasil, que precisam de investimento e divulgação que os valorizem. Não trabalham apenas para o Halloween, mas para uma grande variedade de eventos que utilizam a maquiagem artística como alternativa criativa e inovadora. Dessa forma novos rumos surgem, demonstrando capacidade profissional e atendendo diversas áreas.

MHS: Como vc se atualiza das tendências desta area?

Márcio Desideri: Bom, além de uma grande quantidade de filmes que assisto, principalmente em que as maquiagens são o destaque, procuro estar atento  também nas tendências estrangeiras, nas feiras e festivais de maquiagem pelo mundo,  em programas de televisão e em revistas importadas especificas de maquiagem artística.

 

tags , ,