Mergulho no universo de Rubem Braga

Quem gosta de escrever, tem em Rubem Braga uma fonte de inspiração e aprendizado. Nada mais natural que o Museu da Língua Portuguesa abrigar uma exposição para comemorar o centenário do autor.

A mostra interativa  “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar” reúne textos, documentos, correspondências, desenhos, pinturas, fotografias, objetos, depoimentos em vídeos e publicações, para que os visitantes – em especial as novas gerações – possam mergulhar no universo deste grande escritor que nasceu em 12 de janeiro de 1913, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

A curadoria da exposição é de Joaquim Ferreira dos Santos – ele próprio escritor, jornalista e cronista –, que pesquisou nos arquivos integralmente cedidos pela família de Rubem Braga, e ainda nos documentos e fotografias já doados à Fundação Casa de Rui Barbosa, para traçar o percurso da exposição. O projeto cenográfico é de Felipe Tassara.

O prazer de ler. Assim o curador resume Rubem Braga. “Ele vai atravessar todas as gerações. Suas crônicas falam dos detalhes, das cenas cotidianas, dos consensos da humanidade, e são embrulhadas uma a uma com um texto que veste a roupa da língua comum”. O curador observa não ser à toa que o chamam de inventor da moderna crônica brasileira. “O gênero já existia, vinha desde José de Alencar, passara pela maestria de Machado de Assis, a carioquice peripatética de João do Rio. Foi Rubem quem lhe acrescentou lirismo poético e a influência, bem humorada e coloquial, dos modernistas de 1922. É o formato que a gente conhece hoje, por exemplo, em textos de Veríssimo”, explica.

A exposição está dividida em módulos temáticos:  Retratos, Redação, Guerra, Passarinhos e Cobertura, que abordam desde a infância em Cachoeiro de Itapemirim; o dia-a-dia em jornais como redator, repórter político e também de artes plásticas; sua ação como correspondente de Guerra na Itália; a paixão por pássaros, tema recorrente de seus textos; e sua lendária cobertura em Ipanema, no Rio, um pedaço do mundo rural em plena selva urbana, com pomar e passarinhos. Neste último espaço, os visitantes podem assistir os depoimentos em vídeo de Ziraldo, Zuenir Ventura, Ana Maria Machado, Danuza Leão, Fernanda Montenegro, entre outros.

Serviço:

Exposição “Rubem Braga – O Fazendeiro do Ar”

Museu da Língua Portuguesa

Visitação: de 25 de junho a 1 de setembro

Endereço: Praça da Luz s/n; tel.: (11) 3322-0080

Horário: de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h). Fechado às segundas. Às terças-feiras, o museu fica aberto até as 22h.

 

tags , ,