Mike Deodato faz crowdfunding para lançar livro de tirinhas

Mike Deodato Jr. é um daqueles brasileiros que brilham no exterior. Há mais de 20 anos, o desenhista colabora com as grandes editoras dos EUA, como a Marvel, criando desde a Mulher-Maravilha até os Vingadores. Saindo um pouco do mundo dos super-heroís, ele quer publicar, em dezembro, o livro “The Cartoon Art of Mike Deodato” com uma coleção de tirinhas.

Para tanto, lançou mão da ferramenta de crowdfunding e fez uma campanha no site Kickstarter cuja meta era levantar entre seus fãs US$ 10 mil em um mês – quem contribui vai ganhar o livro e desenhos personalizados. Em cerca de 48 horas, conseguiu o valor e superou tanto a ponto de lançar também uma edição de luxo do livro.

Deodato se interessou pelo desenho influenciado pelo seu pai, também quadrinista,  Foi Deodato Borges, que lhe ensinou a desenhar e lhe apresentou primeiramente os trabalhos dos mestres Will Eisner, Burne Hogarth e outros. Essas referências podem ser vistas em seu traço “clássico”  com um forte domínio do claro-escuro.

Já o seu traço “comics” , apesar de ter a agilidade típica dos quadrinhos norte-americanos, tem influência de grandes desenhistas “comics” como Carmine Infantino, Gil Kane e Sal Buscema, passeia entre a caricatura e o desenho estilizado-realista de artistas mais novos, como George Pérez.

O livro, que mostrará esse seu lado menos conhecido, será em inglês – fãs brasileiros terão que pagar frete do exterior. Mas, Deodato diz que já está em negociações para fazer uma versão em português. É só aguardar e participar!

tags , , , ,