Feiras de arte trazem novidades on-line e off-line

SP Arte começa dia 09 de maio com mostra, seminário e projeto especial

A SP-Arte e a ArtRio, as duas feiras de arte do eixo Rio-SP, já estão com seus calendários de atividades a todo o vapor. A primeira acontece entre 09 e 13 de maio, no prédio da Bienal e a segunda, entre 13 e 16 de setembro no Pier Mauá.

A oitava edição da SP-Arte que ocupará os três pavimentos da Bienal, conta este ano com a participação de 109 galerias, vinte a mais que no ano passado, mas perdeu representantes importantes, como o carioca Artur Fidalgo, o paulistano Ricardo Camargo e o londrino Stephen Friedman. Já no Rio, o espaço físico praticamente dobra: de 3.850 metros quadrados para 6.520 metros quadrados, passando de 80 para 120 galerias.

Para São Paulo, a grande novidade será a exposição final do “Laboratório Curatorial”, um projeto inédito no mundo no contexto das feiras de arte, concebido e organizado por Adriano Pedrosa. Junto com Rodrigo Moura, ele selecionou 4 projetos entre 40 enviados por jovens curadores, que serão montados em uma seção especial da feira com o acervo dos próprios galeristas. Além disso, acontece  “Os Diálogos”, série de encontros com diferentes profissionais da área: galeristas, curadores e colecionadores e também a reedição  da mostra “Além da Biblioteca” que esteve em cartaz no Museu Lasar Segall, em São Paulo, o ano passado, quando contou com obras de onze artistas (Ana Dias Batista, Marilá Dardot, Edith Derdyk, Daniel Escobar, Marcius Galan, Lucia Mindlin Loeb, Jorge Macchi, Odires Mlászho, Fabio Morais, Coletivo Zine Parasita e Nicolás Páris)  mostrando livros que influenciaram suas criações.

Na Cidade Maravilhosa, curadores e artistas vão propor roteiros de arte em espaços públicos e a partir de junho, acontecerá ciclos de palestras no Parque Lage, na Casa do Saber e em lonas culturais da prefeitura.  O objetivo é fazer jus ao novo slogan: “O Rio é arte. O tempo todo. Em toda a parte”.

Ambos os eventos estão on-line com sites atualizados com todas as informações, agenda cultural, programação e também promotem lançar aplicativos exclusivos para iPhone. Confira:

www.sparte.com/

www.artriofair.com.br/

tags , , , ,