Musa da bossa nova

Os fãs da cantora Nara Leão podem comemorar. A Universal Music está lançando o box Nara Leão – Samba, Festivais e Tropicália, que reúne 12 álbuns  incluindo os aclamados “Nara pede passagem” e a trilha do espetáculo “Opinião.”

A cantora se tornou a “a musa da Bossa Nova, isso porque sua casa era uma  espécie de sede do movimento. Artista inquieta e criativa, ela passeou em diversos ritmos  e ganhou maior projeção quando ao lado de Zé Kétti e João do Vale, participou do espetáculo Opinião, encenado no Rio de Janeiro, em 1964.

Dois anos depois, venceu o II Festival de MPB da TV Record, defendendo “A Banda” com o autor Chico Buarque. A canção estourou nacionalmente. Logo em seguida, mudou de lado e integrou o disco-manifesto do movimento Tropicália como intérprete da canção “Lindonéia”.

Após um período em Paris, participou com Chico e Maria Bethânia do filme “Quando o Carnaval Chegar”, de 1972, dirigido por Cacá Diegues, seu marido na época. O trabalho resultou ainda em um disco com a sua trilha, lançado na época pelos três cantores. No mesmo ano, ainda em Paris, lançou o antológico “Dez anos depois”, em que fornece sua visão definitiva da Bossa Nova.

Depois, foi aos poucos diminuindo suas atividades artísticas. Em 1989, aos 47 anos, no Rio, um câncer no cérebro a vitimou. Nara faleceu em 7 de junho do mesmo ano. Agora é possível conhecer seu trabalho com o relançamento dos CDs.

tags , , , ,