Neon agita SPFW com ciganas invadindo o Parque

Desfile marca a ousadia da marca Neon construída desde o Amni HotSpot. Crédito: Fotosite

Ciganas invadiram a área externa do Parque do Ibirapuera, em um desfile alegre e com ares dos anos 80 da Neon. Maiôs, caftãs, hot-pants e pareôs, clássicos da grife,  fizeram um contraponto com novas peças  como terninhos coloridos ou estampados, blazers bem recortados e chemises.

Uma saudação de joelhos de Dudu Bertholini ao público e a sua sócia, Rita Comparato, encerraram mais uma bem-sucedida apresentação da grife cuja ousadia está em seu DNA. Assim como o tema da coleção deste ano, eles invadiram a área da moda e reinvidicaram seu espaço de maneira persistente e com muita humildade.

“Esse binômio nos move,”  conta Bertholini. “Temos de reconhecer que sempre há o que aprender, mas jamais desistir da sua ideia e da crença em seu talento.” E eles aprendem muito rápido. Tanto que desde o início da marca, as etapas foram sendo cumpridas com muita velocidade.

Com carreiras independentes em outras marcas como Triton, Zapping e Cori, em 2002, os dois amigos de faculdade, fizeram alguns maiôs para um editorial de moda fotografado por J.R. Duran e em seguida, partiram para uma produção artesanal. “Não fazíamos uma peça igual à outra”, lembra Dudu.

Um ano depois, juntaram-se ao produtor de eventos Cacá Ribeiro como sócio responsável pela produção e realizaram um desfile na casa do Dudu. O passo seguinte foi desfilar no Amni HotSpot, em janeiro 2005. “Gostávamos da proposta de incubadora do projeto, de ensinar a dinâmica do trabalho sem um cárater assistencialista”, afirma o criador.  Daí já havia necessidade de uma produção em escala e a tão sonhada profissionalização.

Mais um ano se passou e a Neon entrou para o line-up do SPFW. Bertholini conta rindo que não deixou opção para Paulo Borges , diretor criativa do evento, que foi “obrigado” a convidá-lo. “Fiz guerrilha mesmo. Desfilava domingo à noite da mesma semana. Levava o público do SPFW para outro lugar, até que ingressarmos de vez aqui e a Neon se tornar o que é hoje”.

O estilista lembra dos bons tempos do Amni HotSpot e diz que está muito feliz com a volta do movimento reformulado e ampliado. Para os candidatos deste ano, ele aconselha: “o importante é abandonar o medo. Medo de não fazer por medo de errar. Metam à caras.”

O sucesso pode vir em forma de reconhecimento como o da Neon que hoje tem um papel de criadora de imagens e agitadora do SPFW.

Neon usou de “guerrilha” para conseguir desfilar no SPFW, cnta Dudu Bertholini. Crédito: Fotosite

tags , , ,