Noite de abertura

“Esse projeto é um ponto de partida e não de chegada”. Foi assim que Paulo Borges, idealizador do Movimento HotSpot definiu o projeto na noite de abertura do primeiro festival que aconteceu ontem, em Brasília. “Estamos mostrando o trabalho de 303 criativos, mas o que interessa mesmo para nós, são as pessoas”.

Esteve presente ao evento mais de 400 pessoas, além da ministra da Cultura, Marta Suplicy e secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Claudia Leitão. Marta ressaltou que o MHS é um exemplo prático do que se fala sobre economia criativa. Vale lembrar que a economia criativa é responsável hoje por 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, segundo o estudo Indústria Criativa, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), de 2012, o que fez o governo criar uma pasta apenas para cuidar do tema.

O momento mais esperado da noite foi o desfile de Samuel Cirnansck. O designer, que hoje lança suas coleções no São Paulo Fashion Week, se inseriu na moda brasileira participando da incubadora Amni HotSpot, projeto que inspirou o Movimento HotSpot. Na passarela, ele mostrou uma retrospectiva de sua carreira e ficou emocionado. “Está é a primeira vez que vejo um desfile meu. E ainda este que tem toda a minha história”, comentou.

O Suaveciclo também esteve presente e projetou um vídeo com depoimento de Cirnansck (veja abaixo) e depois, durante a vernissage continuou projetando imagens ao som do Coletivo Criolina. Responsáveis pelo bloco de carnaval “Aparelinho”, eles fizeram uma apresentação estática misturando músicas carnavalescas e a batida tecno.

O Festival MHS está  rolando no prédio do Sebrae que pela primeira vez foi aberto ao público. O Sebrae, que é parceiro do projet, tem atuado no apoio a mais de 150 empresas nas áreas de música, cinema, moda e inovação. Apenas no campo de moda, atende a  mais de oito mil empreendedores.

“Transformar uma ideia em um produto aceito pelo mercado é a expertise do Sebrae. Com o aumento da renda e das melhorias na condição social do país, a economia criativa tem fortalecido sua participação no PIB e os artistas têm tido mais chance de mostrar seu talento”, afirmou o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, durante a cerimônia de apresentação do festival à imprensa.

A programação continua hoje e está recheada de oportunidades de interações, com bate-papo com especialistas, apresentações e até intervenções urbanas e oficinas criativas com coletivos da cidade. Confira!

Fila de encerramento do desfile de Samuel Cirnansck – Crédito: Daniel Ayub

Visão geral das projeções do Suaveciclo – Crédito: Daniel Ayub

 

Paulo Borges e Marta Suplicy, Ministra da Cultura, na abertura do festival. Crédito: Daniel Ayub

 

Trabalhos expostos na categoria Moda . Crédito: Tomas Faquini

Agenda Festival Movimento HotSpot:

04/04, quinta-feira:

19h30 às 22h – Exposição do Movimento HotSpot. –

19h30 – Bate-papo com sobre Economia Criativa com Claudia Leitão, Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura e  Graziela Peres, curadora do Movimento HotSpot. Mediação: Graça Cabral

20h – Apresentação  banda Calango Nego – Selecionada MHS.

Local: Sebrae Nacional (SGAS 605)

05/04, sexta-feira:

10h às 14h – Intervenção: “DIA DE SOL”

Local: Feira da Torre de TV

15h às 22h – Exposição Movimento HotSpot.

16h às 19h – Oficina de Criatividade com VJ Suave, Speto e Graziela Perez.

19h30 – Bate-papo – Arte Urbana em Cidade Tombada com Renato Acha e coletivos locais.

20h30 – Apresentação banda Monocromatas – Selecionado do MHS.

21h00 – Apresentação coletivo Fora do Eixo.

Local: Sebrae Nacional (SGAS 605)

 

06/04, sábado

14h30 – Colagem coletiva com VJ suave e coletivos locais.

15h às 22h – Exposição MHS.

15h – Oficina Fotografia com: Coletivo Casa da Luz Vermelha.

16h30 – Oficina de Criatividade – Bandeiras MHS.

17h30 Bate-papo com Rony Rodrigues Box 1824

Local: Sebrae Nacional (SGAS 605)

23h – Dado Villa Lobos – primeira apresentação da turnê “O Passo do Colapso”

Local: La Ursa – A casa abre às 20hs *entrada franca, maiores de 18 anos

 

Todas as atrações do Festival Movimento HotSpot são sujeitas à capacidade de lugares nos locais onde acontecem as atividades. Informe-se a respeito dos endereços, horários e da necessidade de retirada de senhas de acesso no site do festival. A apresentação de encerramento com Dado Villa-Lobos, dia 06, na casa La Ursa é proibida a menores desacompanhados. Se for beber, vá de taxi.

tags , , , , ,