Novas ideias para negócios cheios de inovação

O site Trendwatching está sempre revelando as principais tendências de consumo, ideias de inovação e de novos negócios. Neste mês, foram divulgados 12 minitendências que podem gerar lucros e serem o primeiro passo para incentivar a criatividade no mundo empresarial. Dê uma olhada, se inspire e põe a mão na massa.

1. Tecnologia doméstica: aplicativos que atendam às funções domésticas como um despertador conectado a previsão de tempo que regula o horário de acordar dependendo das condições climáticas.

2. Custowmners:  São consumidores que deixam de comprar passivamente um produto para se tornarem verdadeiros investidores, se não acionistas, das marcas das quais são clientes. Esse é o casa da rede de fast food da Inglaterra Leon, que no lugar de buscar investidores no mercado financeiro, criou um site para levanter os fundos para sua expansão entre os seus consumidores

3. Toque mágico: cada vez mais sem tempo, os consumidores querem pagar contas  ou fazer pedidos apenas com um toque na tecla. Com um imã na geladeira, usando a tecnologia Bluetooth, os clientes da Red Tomato Pizza podem pedir sua pizza e receber no endereço cadastrado.

4. Teenprenner:  jovens estão criando negócios de baixo investimento principalmente baseados em ferramentas on-line. Para incentivar o empreendedorismo na adolescência, o Teens in Tech Incubator (Vale do Silício) é um programa prático de oito semanas para jovens de 13 a 19 anos, a fim de incentivar a criação de produtos.

5. Marcas que governam: com a falta de serviços públicos, as marcas assumem funções de cunho social. Um exemplo brasileiro veio da Vivo que enviou mais de 50 mil SMS para seus clientes do estado do Maranhão alertando sobre os cuidados para evitar a dengue.

6. Aplicativos babás: aplicativos que monitoram o dia a dia do cliente dão avisos, ajudam a planejar e cuidam da agenda. A ideia de SuperBetter é de ser um jogo social online que pretende fazer com que os consumidores melhorem sua saúde e bem estar através de desafios – que podem incluir qualquer coisa, desde parar de fumar até perder peso.

7. Vicados em watts: formas de prolongar a vida das baterias e opções para recargas de maneira fácil. O empreendedor queiniano, Anthony Mutua, desenvolveu um chip pequeno que pode ser inseridos na sola do sapato, capaz de reunir e armazenar energia na medida em que seu usuário anda. Os dispositivos podem ser carregados por meio de um cabo extensor fino que passa do sapato para o bolso.

8. Rede de segurança: série de produtos, serviços e (especialmente) aplicativos que ajudam a manter as pessoas seguras exatamente quando elas mais precisam. Aqui tem outra contribuição brasileira: o Agentto oferece acesso rápido a serviços de segurança. Os usuários também podem criar uma rede com até 12 pessoas que podem, ao mesmo tempo, ser alertadas sobre a sua localização exata em situações perigosas.

9. Tasksumers: consumidores que lucram com a realização de pequenas tarefas para outras pessoas ou empresa. No site turco,  o PleaseBringMe , os usuários podem pedir que os turistas tragam itens difíceis de serem encontrados fora do seu país em troca de uma recompensa.

10. Super eco: produtos ou serviços que são completamente sustentáveis. Em uma época que as emprsas verdes são bem-vindas,  como as barras de chocolate da Gru Grococo  feitas com cacau orgânico colhido e assado em uma microfábrica que funciona com energia solar em Granada. Elas são levadas ao Reino Unido por navios de madeira ( via Fair Transport) e, durante a jornada, os produtos são resfriados usando refrigeradores que funcionam a base de energia solar e eólica.

11. Curtindo na vida real: serviços e produtos que interligam o mundo às redes sociais. Diversos parques temáticos, incluindo o Walibi (na Bélgica), o Luna Park (na Austrália) e um espaço temporário criado pela Coca-Cola em Israel, apresentaram pulseiras RFID que permitiam que os visitantes atualizassem seus status no Facebook enquanto estivessem em movimento. Ao passar seu pulso pelos sensores antes de entrar nos brinquedos, os participantes podem “Curtir” os recursos do parque, notificar os amigos sobre suas atividades, tirar e marcar fotos.

12. Escassez artificial: produtos e serviços que podem ser adquiridos por um número limitado de pessoas. A banda belga Absynthe Minded lançou seu último clipe em um site especial em que o vídeo só poderia ser visto enquanto a música era tocada ao vivo na rádio. Os fãs da banda eram incentivados a entrar em contato com as estações locais para pedir a música.

 

tags , , , ,