O retrato do artista

Auto-retrato de Jairo Goldflus

Na frente de suas lentes, os artistas se descontraem. Se transformam em personagens e brincam com os cliques do fotógrafo paulistano Jairo Goldflus. Com mais de 20 anos de carreira, ele aproveitou esse clima e reuniu 145 retratos no livro Público.

Lá estão, entre outros tantos,  o cantor Chico Buarque , modelo Marcelle Bittar, a blogueira Júlia Peti, Pelé, Cauã Reymond, Reynaldo Gianecchini, Marisa Orth  e a atriz Gabriela Duarte com quem é casado há 11 anos. As fotos foram feitas em estúdio ou em viagens pelo mundo como um trabalho alternativo de sua atuação em campanhas publicitárias. O segredo para conseguir tanta naturalidade um resultado tão diferente, segundo Goldflus é “esquecer o valor que aquele ícone tem para o público e tratá-lo como uma pessoa que está me visitando”.

Júlia Petit e Reynaldo Gianechini pelas lentas de Jairo Goldflus

Os “truques’ usados são o propulsor para poder olhar e conversar com o fotografado durante a sessão e o tempo. A produção pode levar horas, mas para o registro, ele gasta no máximo 10 minutos para não cansar ninguém.

Sua carreira de fotógrafo começou por acaso e com algum lance de ousadia. Aos 17 anos, fez um acordo com uma produtora para fotografar shows internacionais em troca de credenciais. Depois, namorando uma modelo, resolveu fazer o book dela que caiu nas mãos da Elle. As editoras gostaram de seu estilo e o chamaram para novos trabalhos. Hoje são mais de 10 por mês.

Jairo já tem planos para um novo livro, também baseado em retratos. Só que, dessa vez, recheado de anônimos. O atual ele quer que sirva como um documento para celebrar esses artistas no futuro.