O véu é belo!

crédito: divulgação

Conviver com as diferenças. Respeitar as tradições. Entender o seu mercado. Acreditar que a moda não é universal e sim repleta de facetas. Com essa proposta, foi lançada na Turquia revista Âlâ (beleza, em turco) cujo público-alvo são as mulheres seguidores do Islamismo que obedecem as regras da religião fazendo uso do véu hijab para cobrir seus corpos. E é com ele, que as modelos estrelam as capas da revista que tem uma tiragem de 20 mil exemplares.

E o mais interessante é que a revista nasceu em um país de estado laico onde o uso de véu chega a ser até mesmo proibido em determinados ambientes como nas universidades. Mesmo assim, a grande maioria das mulheres adota a tradição e faz questão de usá-lo. Em entrevista publicada no Diário ABC, a redatora chefe da Âlâ, Hulya Aslan, comenta que religião não deve impor um padrão único de moda, reforçando o uso do preto e do marrom. “Existem novas possibilidades estéticas em sociedade globalizada e de consumo e isso que queremos mostrar”.

A liberdade de expressão de sua religiosidade está sendo questionado inclusive na própria Turquia. O primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan, que é islâmico, tenta reformar a constituição para que se mantenha a laicidade, mas se acabe com a “persiguição” quanto o uso do hijab.

E a publicação já comprou essa bandeira. Em sua campanha de marketing, optou pelo seguinte slogan: “meu caminho, minha escolha, minha verdade, meu direito”

tags , , ,