Oficina Repentina

As músicas do Projeto Criolina, no show de encerramento do Festival Movimento HotSpot, em São Luis, serão acompanhadas por projeções de imagens quer serão criadas pelo público durante a Oficina/Repentina de Criação Coletiva que começa nesta quarta-feira.

A proposta será conduzida pelo professor, designer, professor e consultor de branding e inovação da Karuana Consultoria de Ideias, Delano Rodrigues e contará com 30 participantes que trabalharam em conjunto, inspirados pelos ritmos da banda. “Esta oficina surgiu dentro do grupo que coordena o projeto Cultura Ativa do SEBRAE-MA que atua como um agente agregador de profissionais de toda a cadeia produtiva da economia criativa e tem como objetivo principal a inserção dos empreendedores dessa cadeia no mercado”, explica o coordenador. “Como o Movimento HotSpot incentiva e divulga o trabalho do mesmo público, consideramos uma oportunidade única poder desenvolve-la no espaço do evento.”

O modelo utilizado para esta  é bastante disseminado em eventos de design no Brasil e se baseia no desafio de desenvolver uma proposta projetual experimental para um determinado tema. No caso especifico do Movimento HotSpot, os criativos, inspirados pelas canções do Criolina, vão produzir vídeos usando diversos suportes e recortes visuais.

Rodrigues é maranhense e deixou a cidade natal para se estudar e trabalhar com design no Rio de Janeiro. De volta à São Luis, hoje, dá aula no curso de graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão, do MBA em Branding das Faculdades Rio Branco-SP, da especialização em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa da PUC-Minas e do IED – Instituto Europeo di Design em Brasilia e Recife. Atuou como curador do evento de Inovação e Economia Criativa “Confluências” e coordenador do projeto de Empreendedorismo Social DREAM:In UFMA

Na sua opinião, “o potencial de toda a cadeia criativa no Nordeste é enorme, no entanto carecemos ainda de organização de clusters que otimizem as relações entre áreas como o design, cinema, teatro, música, fotografia, artesanato, entre outras, e que possibilitem o surgimento de iniciativas empreendedoras. Iniciativas como o circuito Fora do Eixo ou a o projeto local BR 135 vão ao encontro dessa necessidade de organização.“ E o seu trabalho também.

Programação

10 de julho, quarta-feira

13h30 – 21h  visita à exposição Movimento HotSpot

14h – Roda de ConversaArte e fotografia: os canais de distribuição na cena contemporânea com Renato de Cara

O diretor e curador da Galeria Mezzanino fala de sua experiência na organização de exposições individuais e coletivas, impulsionando a inserção de jovens talentos no mercado de arte.

15h30 – Roda de ConversaFormalização de Empreendedores Criativos

Rânio Gamita – Contador e  consultor do projeto atendimento individual do Sebrae-MA

Bem-Hur Real Figueiró – Produtor de áudio e vídeo, maquiador, sócio proprietário da empresa Freela Conteúdo

Mariana Ochs – diretora criativa, criadora do escritório Modesign

Mediadora: Reijane Lucas, Analista e gestora do projeto atendimento individual do Sebrae-MA

16h30 – Oficina Repentina de Criação Coletiva com Delano Rodrigues (UFMA)

Participantes utilizarão metodologias de co-criação para produção de um vídeo de recortes de imagens que será projetado no evento de encerramento do Festival com show da Banda Criolina. (até 30 vagas)

20h – show de abertura com artista convidado – Phill Veras

11 de julho, quinta-feira

9h – 13h – Oficina Repentina de Criação Coletiva com Delano Rodrigues (UFMA)

(continuação dos trabalhos do grupo formado dia 10)

13h30 – 21h visita à exposição Movimento HotSpot

14h – Design Gráfico e a Economia de Rede. Uma conversa com Mariana Ochs

A tecnologia permite que os designers se apropriem dos processos de produção e se tornem autores, as disciplinas estão muito misturadas, o crowdsourcing é uma realidade, as técnicas artesanais convivem com a midia digital. E agora? Mariana Ochs, designer que já criou projetos para as revistas Esquire, Premiere, Popular Science, Mademoiselle e City, além as brasileiras Vogue, e Carta Capital, fala sobre o que é Design Gráfico hoje em dia.

15h30 – Roda de conversa Empreendedorismo Cultural

Luciana Simões – Artista, Produtora Cultural, Coordenadora do Projeto BR 135.

Nadir Olga Cruz – Turismologa,  Produtora Cultural, Artista Popular, Coordenadora do Ponto de Cultura Floresta Criativa

Renato de Cara – fotógrafo, diretor e curador da Galeria Mezzanino

Mediadora: Hildenê Maia  – Analista e gestora do Projeto de Beleza, entre 2007 e 2010 foi gestora do projeto de cultura “Ilha dos Encantos”

17h – 20h – Oficina Repentina de Criação Coletiva com Delano Rodrigues (UFMA)

(continuação dos trabalhos do grupo formado dia 10)

20h – Show  Projeto Guerreiro Zumbi – banda selecionada pelo prêmio Movimento HotSpot

21h – Show de encerramento com artista convidado: Banda Criolina

 

tags , , ,