Olhar eletrônico

“Você está aqui” é uma instalação de Tadeu Jungle sobre o poema que faz parte da primeira exposição individual  do cineasta e artista multimeios paulista no Rio de Janeiro.

Agora ele está aqui contando seus 30 anos de trajetória em diversos suportes no Oi Futuro Flamengo, na mostra “Tadeu Jungle videofotopoesia”. Quem for até lá vai poder conhecer obras como a videoinstalação “TAMTA” (Tudo Ao Mesmo Tempo Agora),  “FUGA”, poema visual que estará em tamanho gigante na porta de entrada do centro cultural e uma parede-colagem com poemas visuais de várias épocas.

O artista brinca com imagens, sons e textos desde a década de 80. Ele fez parte da segunda geração brasileira de videoartistas,  apresentou programas de TV, dirigiu filmes e escreveu poesias e ainda é pouco conhecido no universo carioca.

Por isso, ele caprichou e fez a instalação “Cine TAMTA (Tudo Ao Mesmo Tempo Agora)”, concebida especialmente para o evento, na qual três telões mostram, ao longo de 74 minutos, fragmentos da trajetória de Jungle nos últimos 30 anos, desde suas primeiras experiências em TV até as mais recentes experimentações com a fotografia, passando por suas incursões no cinema, como diretor da comédia “Amanhã nunca mais” (2011). Desta forma, o público terá uma ideia da dimensão do seu trabalho.

Outra novidade da mostra são as reproduções de páginas de seus cadernos de trabalho, com anotações, desenhos e colagens, colecionados desde os anos 1980. A exposição vai virar livro, a ser publicado no ano que vem. Aguardem!

tags , ,