Os figurinos de Hollywood viram peças de museu

Figurino assinado por Givenchy usado por Andrey Hepburn no filme ” Bonequinha de Luxo”

Quem está de viagem marcada para Londres, deve programar uma visita ao Victoria&Albert Museum. Para a sua temporada de outono (de 20 de outubro a 27 de janeiro de 2013), o museu,  que se dedica  arte e design, traz uma exposição inédita de figurinos dos filmes de cinema.

“Hollywood Costume “ reúne cerca de 100 figurinos de filmes mais emblemáticos de um século (1912-2012) do cinema americano. Estão lá as roupas de personagens inesquecíveis como Dorothy Gale, Indiana Jones, Scarlett O ‘Hara, Jack Sparrow, Holly Golightly e Darth Vader que inspiram estilistas e são objetos de desejo do universo feminino. Esta é a primeira vez que estes figurinos deixam as coleções particulares e de arquivo, na Califórnia. A maioria dessas roupas nunca foram exibidas publicamente e nunca foram vistas além das paredes seguras dos estúdios cinematográficos.

Longe do caráter comercial do museu de cera Madame Tussauds, que mantém alguns destes ícones em sua exposição permanente, esta mostra tem a preocupação mais didática e de homenagear os figurinistas. “Figurinistas são contadores de histórias, historiadores, comentaristas sociais e antropólogos”, afirma Deborah Landis Nadoolman, curadora da mostra. “Hollywood Costume ilumina o processo do figurinista na criação do personagem, saindo do script para tela e mostra ainda o contexto de mudança social e tecnológico em que aconteceu ao longo do último século”.

O visitante vai percorrer três grande salas divididas em: Primeiro Ato, Descontrução, colocando-s na pele da figurinista e iluminando o processo de concepção de um personagem do roteiro para a tela; Segundo Ato: Diálogo, que examina o papel fundamental de colaboração da figurinista dentro a equipe de criação e Terceiro Ato: Grand Finale, onde se celebra os personagens mais amados da história de Hollywood e do cinema.

tags , , ,