Paraty pelos olhos dos fotógrafos

WS fotografia publicitária – sobrevivente do futuro // willy biondani © Benoit Fournier / Flickr /Paraty em Foco

Paraty tem sempre uma interessante atração cultural para manter a cidade viva e atrair os turistas. Depois do sucesso da FLIP – Feira Literária Internacional, agora é a vez da fotografia tomar conta da cidade. E neste oitava edição da Paraty em Foco isso será levado ao pé da letra: das 18 exposições, 12 estão à céu aberto.

Quem passar pela cidade histórica fluminense vai poder ver, conhecer, debater, visitar e fotografar obras de artistas de Martin Parr, Cristiano Mascaro, Peter Funch, Luiz Garrido, Marcos López, Renan Cepeda, Luciano Candisani, Rodrigo Gómez Rovira e dos coletivos Nitro Imagens + Alicate, Garapa, Galeria Experiência, TerraProject, entre outros.

Ampliando ainda mais o espaço de participação de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, foram escolhidos um grupo de profissionais para participar de duas projeções que serão apresentadas durante o festival. São eles Calé, Thales Leite dos Santos Pereira, Aline Motta e Coletivo Amazonas + 2. Além disso, vai rolar a projeção inédita “Moradores”, projeto elaborado com os habitantes da cidade pelo Nitro Imagens + Alicate. Com uma particularidade: no último dia do evento que vai de hoje ao dia 30, haverá um passeio de barco saindo  do cais do rio Perequê Açu, no canal do centro histórico. A barqueata levará as fotos desta exposição e cada barco será capitaneado por um dos palestrantes e fotógrafos convidados do Paraty em Foco.

Nosso curador da categoria fotografia, Bob Wolfenson, também participa da programação. Ele é um dos 21 profissionais que farão parte dos workshops com mais de 300 vagas abertas. Anote aí a data: 28 de setembro, das 9h às 17h.

O tema escolhido este ano é a “A Fotografia como Documento”, com o objetivo de reposicionar a discussão sobre a fotografia como arte e sua inserção no mundo artístico de uma forma mais ampla.

O evento vai contar ainda com 13 encontros/entrevistas e aderiu também ao crowfunding através do Programa Colecionador. Quem participar, leva para casa um obra numerada e autografada do fotógrafo Claudio Edinger e vira um patrocinador do “Paraty em Foco”.

tags , , ,