Parcerias consolidadas

Em seu speech, na noite de entrega dos prêmios Movimento HotSpot, o idealizador do projeto, Paulo Borges, descreveu como nasceu a proposta e a intenção de mobilizar diversos setores e segmentos que envolvia a economia criativa. “Tudo dependia apenas da engenhosidade e da aproximação de objetivos”, ressaltou. “E depois, de quem encampasse a ideia”.

Aos poucos, foram surgindo os parceiros. Primeiro, o Ministério da Cultura aprovou o uso da Lei Rouanet. Aí, veio o patrocínio da Vale e da Riachuelo, e a parceria do Sebrae Nacional, além dos apoios da Super Interessante e da Elle, de Editora Abril. “Cada uma dessas relações trouxe uma intenção. Todas foram fundamentais para tornar o MHS possível” , afirmou o presidente do IN-MOD.

O gerente de promoções e eventos da Riachuelo, Thales Figueiredo, lembrou que quando Borges foi até eles para apresentar o que seria o Movimento e o que envolvia ficaram todos admirados com a grandiosidade do projeto .”Não era só um portal, não era só eventos de apresentações em 15 cidades, não era só festivais em 10 capitais, não era só uma semana de imersão, não era só um concurso. Era tudo isso acontecendo durante 18 meses. Confesso que se não fosse ele que estivesse falando, duvidaria. Com a sua credibilidade, sabíamos que ia tornar real cada etapa apresentada”.

A Riachuelo então aproveitou e estendeu o prêmio de Moda para lançar uma coleção cápsula da irmãs Lorena e Laura Andrade, vencedores da categoria. Elas terão 150 reais e todo o apoio da equipe de criação da marca de varejo para criarem as peças.

Outro parceiro que ainda estará próximo dos candidatos é o Sebrae. Todos eles podem acessar o escritório de seu Estado ou ainda usar o site e telefone 0800 para saber de cursos pertinentes a cada área. “Estamos à disposição para ajudá-los a transformar a sua ideia em negócio”, afirmou Carlos Alberto dos Santos, diretor técnico nacional. “Apostamos muito na economia criativa e o MHS ajudou a estimular, evidenciar e encontrar talentos em todo o Brasil”.

Essa capilaridade também foi importante para a Vale. Presente em muitos estados, a empresa busca sempre valorizar o talento e a inovação. “Esses dois valores também estão presentes no projeto e então havia muita aderência na forma de como pensamos e o que o MHS se propunha”, disse Christiana Saldanha, gerente de patrocínio. “Aqui, podemos observar ideias novas surgindo exatamente como estimulamos na Vale.” Ela entregou o prêmio máximo do MHS para a vencedora Manuela Marçal Yamada, juntamente com uma das organizadores do projeto, Graça Cabral.

Quem também subiu ao palco foi Cláudia Giudice, diretora-superintendente da Editora Abril, que apoiou o projeto com os duas publicações. “Tanto a Super Interessante como a Elle são títulos que tratam de criatividade, inovação, juventude e vemos tudo isso aqui reunidos nesta noite.” Além da cobertura da festa feita pela Contigo!, os projetos e candidatos serão pautas de outras revistas ao longo do ano.

“Nossos parceiros perceberam de imediato que o MHS trata de gente, de capital humano e o que queríamos era começar a tecer uma rede de possibilidades e de realizações”, comentou Graça. “Tudo é muito vivo, mutável. Para a próxima edição, já recebemos sugestões dos curadores, feedback de candidatos, dicas de melhorias nas cidades que passamos. Vai ficando cada vez melhor, mas brinco que é um projeto beta, nunca ficará pronto ou engessado em um modelo”.

Thales vai mais longe: “Do que vi aqui, posso garantir que temos fôlego para estender para a América Latina e depois, para o resto do mundo”. Que venham 2014!

Paulo Borges na noite de cerimônia de entrega dos prêmios MHS – Crédito; Ricardo Toscani

Carlos Alberto dos Santos, diretor técnico do Sebrae Nacional. Crédito: Rodrigo Fonseca

Graça Cabral e Christiana Saldanha, gerente de patrocínio da Vale. C®edito: Rodrigo Fonseca

tags , , , ,