Passaporte do MHS

Hoje à tarde, acontecem as apresentações finais dos três grupos do Tanque de Ideia do Movimento Hotspot.  Mesmo os curadores Alexandre Herchcovitch, Speto e Rogério Hideki deixando-os livres para que escolhessem a forma, todos optaram por ter um vídeo.

Usando seus próprios equipamentos, estúdios e computadores da Universidade Anhembi Morumbi, não só apenas os candidatos de Filme&Vídeo se envolveram como de música e outras categorias, na missão de criar um produto audiovisual que representasse o conceito de cada grupo.

Pedro Pontoni , do Paraná e Ricardo Zauza, do Rio Grande do Sul estavam no time de Herchcovitch. Nos dois primeiros dias, eles participaram da criação com todos das ideias gerais e, a partir das definições dadas e o direcionamento do designer, rascunharam um story board. “Como não teve captação de imagens, fizemos uma colcha de retalhos por meio de pesquisas”, conta Pedro. “Depois, fomos afinando em um verdadeiro laboratório criativo”.

“O legado destes cinco dias aqui é uma rede de contato fantástica. Não é apenas trabalhar juntos aqui. Esses laços vão se estender para fora. O Brasil será pequeno para nós”, comentou Léo Chermont, do Strobo, que fez a trilha super original para o vídeo.

No grupo do Speto, o processo multidisciplinar também correu solto. Quem estava encabeçando era Gustavo Senna, mas Juliana Dadalto, de Beleza e Bruno Brads, de Ilustração também davam seus palpites. Eles desenvolveram um making off  e um vídeo mapping que será usado como cenário. “Isso era uma desejo do grupo Expurgação, coletivo de arte, design e arte visual de Vitória, da qual faço parte de se aventurar nesta área de projeção. Fiquei feliz de testar por aqui”, contou Senna. “Além disso, foi ótimo trabalhar com Speto. Ele é muito claro no que não quer e isso facilita para chegarmos no resultado final”.

Enquanto esses dois grupos acima optaram em vir para o Campus, os integrantes do time do Rogério Hideki montaram um quartel general no quarto do hotel. Matheus Mayer Mombelli, do Rio Grande do Sul e Vinicius Bezerra de Castro, do Rio de Janeiro, da categoria Filme&Vídeo passaram a noite acordados para editar todo o material que foi gravado anteriormente. O músico Vicente de Paulo Monteiro França Neto, do Dibigode foi pau para todo obra.  A trilha ficou a cargo de Carlos Henrique Ramos Rebelo, do Projeto Charmoso. “Todo processo foi muito participativo e ao longo da edição e da gravação íamos ajustando o roteiro inicial”,  relatou Matheus. “O Rogério também ajudou muito acompanhando cada etapa.”

“Quero um passaporte para o Planeta Movimento HotSpot”, sintetizou Juliana Daldato. Esse é o espírito geral de todos que estão por aqui no Tanque de Ideias.

Grupo de Rogério Hideki filmam os produtos no estúdio da Anhembi Morumbi. Crédito: Homero Nogueira

Pedro e Ricardo acertam a locução feita por Alexandre Mury, candidato na categoria Fotografia

Brads, Juliana, Gustavo e Gigi trabalham na edição do vídeo

tags