Pedra e vida no projeto de Zaha Hadid

Visão geral de Pierresvives, criação de Zaha Hadid. Crédito: Hélène Binet/Divulgacão

Primeira mulher a vencer o Prêmio Pritzker, o mais importante na arquitetura, em 2004, a iraquiana Zaha Hadid inaugurou, recentemente, um novo prédio na França, em Montpellier.

Chamado de Pierresvives, a construção super contemporânea abriga o departamento de arquivos, de esportes e uma biblioteca multimídia. O prédio, um desenho originalmente feito em 2004,  tem 200 metros de comprimento e foram usadas 80 toneladas de cimento com o custo de 140 mihões de euros.

O nome do local mistura as palavras francesas para pedra e viver. “Se eu nomeei este edifício depois de uma citação de um dos maiores autores do Humanismo, é porque o investimento público não é apenas uma resposta às necessidades do momento, neste caso realojamento dos arquivos e biblioteca multimídia de Hérault, mas também uma visão para o futuro do serviço público e planejamento urbano”, comenta a arquiteta.

Montpellier é a oitava maior cidade e uma das mais dinâmica da França, se destacando por sua indústria farmacêutica e de novas tecnologias e recebe agira mais um marco da arquitetura mundial que vem a se juntar a outras famosas construções que levam a assinatura de Zaha Hadid como Vitra Fire Station, em Weil am Rhein, na Alemanha; o Centro Rosenthal de Arte Contemporânea , em Cincinnati, Ohio,  nos EUA e o Bergisel Ski Jump, em Innsbruck, na Áustria.

 

tags , , ,