Pequenas bibliotecas em NY

Essa semana, a cidade de New York vai ganhar 10 pequenas bibliotecas que estarão espalhadas pelos bairros. Um passeio no dia 04 de maio vai ajudar a população a conhecer e mapear o projeto Little Free Library. O evento faz parte da PEN World Voices Festival.

Como o nome já diz, a caixa colocada em pontos estratégicos é uma pequena biblioteca de graça, onde os livros circulam livremente. Além de emprestar cerca de 50 livros, a outra condição é que a casinha, feita com material reaproveitado, sirva como ponto de partida e de chegada de obras literárias.

A ideia nasceu em 2009 pela cabeça de Todd Bol e Rick Brooks deslanchou e hoje são mais de seis mil, somando um total de dois milhões de livros trocados em mais de 32 países. No Google Maps, há um mapeamento de todas as coleções registradas, incluindo três na África. A estimativa é que, seguindo esse ritmo, até o fim do ano o projeto alcance impressionantes 25 mil registros, incluindo aí a expansão em Manhattan.

O valor de licença cobrado para cada casinha é de US$ 35. Depois, elas podem ganhar customização de artistas e da comunidade que vai recebe-lo ou ainda ser construída por eles. Tem todo o passo a passo no site/. Os livros são doados e os criadores pedem ainda que cada um escreva uma pequena resenha sobre o tema escolhido. Quem os lê, também é encorajado a opinar.  Assim, a pequena biblioteca acaba ganhando um toque com  “títulos preferidos” — incluam-se aí romances e histórias infantis — e também por ensinamentos práticos, como manuais.

 

tags , , ,