Perseverança e vontade de trabalhar

Speto, o curador da categoria Ilustração, brinca que virou “arroz de festa” no Movimento HotSpot. O artista plástico participou ativamente das etapas de Scouting, recrutando candidatos, de Festivais, com a mostra de 303 trabalhos e agora será um dos líderes do Tanque de Ideias.

Para esta fase, conduzida pela Mesa&Cadeira, ele vai levar uma projeto próprio e fará dos selecionados, seus parceiros no desenvolvimento da ideia. “Através deste input, quero compartilhar todo o processo criativo e chegar a um resultado final viável de execução factível”, comenta. ”Espero ver muito comprometimento e paixão, pois é isso que faz um profissional de verdade”.

Sendo autodidata, o artista não contou com um mentor ou professor que lhe orientasse nos rumos de sua carreira. Por outro lado, como começou cedo no grafitti, trabalhou com coletivos e procurava a todo momento estar em contato com outros artistas, visitando os ateliês e trocando experiência. Richard Kovacs é um deles que Speto cita como amigo e referência importante em sua trajetória profissional.

Ele lembra que o meio também acaba influenciando qual caminho seguir. “Fazemos parte de uma geração, de um grupos de pessoas que formam um movimento, um momento, uma história”, comenta. “Assim também é o Movimento HotSpot, todos ali tem a perseverança e a vontade de trabalhar como incentivo para seguir em frente”.

Um outro ponto que merece atenção é que a vida de artista é muito cíclica e com altos e baixos. “ A fábula da formiga e a cigarra ilustra bem o nosso cotidiano. Hoje, o Brasil esta na moda, o grafitti está na moda e com isso, meu trabalho aparece. Agora, amanhã, ninguém sabe o que vai acontecer”.

tags ,