Fait Divers escolheu o inglês como forma de expressão

Grupo vai apresentar covers de clássicos em inglês. Crédito: Edu Costa

Lançar vídeos de música com canções covers e inéditas a cada 20 dias. Este o mote de Fait Divers, um dos projetos inscritos na categoria Música, do Movimento HotSpot. O que chama a atenção é que o grupo prefere o idioma inglês para expressar sua arte.

“Hoje, nós consideramos que o mercado brasileiro é muito imaturo em relação ao reconhecimento de trabalhos musicais que apresentem conteúdo e sonoridade de qualidade”, conta Vinicius Miranda Braga.”Além disto, as rádios ou tocam músicas brasileiras muito populares ou enchem sua programação com músicas internacionais, por isso optamos pelo inglês”.

Braga conta que em Belo Horizonte, sua cidade natal, essa preferência das rádios se estende às casas de shows. Desde o surgimento das bandas Skank e Jota Quest, não há muito espaço para novos grupos autorais. Mas ele não desanima. Mesmo com o rock em acentuada decadência, acredita que o mercado musical é cíclico. “Por esse motivo, nada impede que este gênero retorne ao topo. Para isso, é preciso que alguém apresente músicas de qualidade e isto é o que nos move.”

A inscrição no Movimento HotSpot foi motivada exatamente pelo oportunidade de ter o seu trabalho avaliado e divulgado para outros estados. Hoje, ele usa a internet para fazer essa promoção postando vídeos no YouTube e alimentando uma fanpage no Facebook.

A tecnologia também ajuda na gravação usando softwares e instrumentos de alta qualidade mesmo ser ter um estúdio profissional. O primeiro vídeo do Fait Divers  foi postado no dia 20 de janeiro de 2012. Depois de 3 meses, o trabalho foi visto em 46 países diferentes com mais de 8.000 acessos.

O grupo formado ainda por Vinny Braga e Homero Kaú espera passar pelas próximas etapas do MHS. “Nossa principal inspiração é ver que tantas pessoas estão curtindo o nosso trabalho e, principalmente, estão gostando e nos apoiando cada vez mais”, finaliza o músico.

tags , , ,