Quatro pilares da inovação

Vontade, capacidade, caminhos e processos. Esses são os quatro pilares levantados pelo consultor corporativo Ricardo Cavallini, autor do livro “Evolução – Prepare sua empresa para inovar sempre” que devem ser trabalhados dentro da empresa para inovar de forma constante e sustentável.

“Apesar de muita gente acreditar que os gargalos para ter inovação são relacionados a falta de criatividade e conhecimento de tecnologia, o que defendo no livro é investir nestas quatro frentes”, comenta o autor. “ Também mostro que é possível trabalhar esses quatro pilares mesmo com todas as dificuldades de um cenário complexo que vivemos hoje.”

No Brasil, as empresas não tem um bom histórico quando se fala de investimento em inovação. O País ainda tenha uma participação pequena, de 0,1% no registro mundial de patentes (frente a uma participação de 3% na economia global).  Segundo Cavallini, as dificuldades e desculpas são muitas. “Falta mão de obra qualificada, constante cobrança de resultados no curto prazo e todas as dificuldades inerentes de viver um cenário em constante transformação. Para dificultar, quando acontence, a inovação gera valor mas não é eterna. Por isso, as empresas precisam estar preparadas para inovar sempre.”

“Em termos gerais, o Brasil não investe em inovação. As coisas estão melhorando mas ainda estamos muito longe do patamar aceitável, mesmo comparando a outros países em desenvolvimento como a China, Índia e Rússia”, afirma. “E até pela falta de histórico, o livro pode ser um ótimo caminho para estas empresas começarem uma discussão e criarem um plano efetivo de inovação.”

Segundo ele, defender a necessidade de inovar não é algo novo. “Inovação é um mantra defendido por 10 entre 10 gurus de gestão. Como o momento atual passa por muitas mudanças, com novos desafios e novas possibilidades, o tema passou a ser ainda mais importante e atual.”

Vale lembrar, porém,que cada segmento de mercado tem um padrão diferente de inovação, como defende Jim Collins em seu livro “Vencedoras por Opção”. “Isso quer dizer que não são necessariamente as empresas mais inovadoras são as que obtém os melhores resultados”, comenta. “Porém, é preciso atingir um padrão mínimo. A preocupação de “inovar além do necessário” não é uma discussão pertinente para a maioria absoluta das empresas. “

O livro “Evolução – Prepare sua empresa para inovar sempre” será lançado, hoje, no Bar Gracia, em Pinheiros, em São Paulo, a partir das 19 horas. Este é o quarto livro de Ricardo Cavallini.  Os outros títulos são: “Mobilize“, sobre as possibilidades de propaganda e marketing no universo móvel, de “Onipresente“, que coloca em um contexto histórico a transição do mercado de comunicação e ajuda a entender o cenário futuro e de “O Marketing Depois de Amanhã“, sobre novas tecnologias e seu impacto sobre o comportamento do consumidor.

tags , , ,