Movimento HotSpot abre portas para um Brasil criativo

Grupo busca forma criativa de fnanciamento. Crédito: Coletivo 12

O sonho era de 12 jovens. Em fevereiro de 2008, eles se juntaram e fundaram o Coletivo O¹². O objetivo era se dedicar a produção de pesquisas de dança ligadas a ciência sobre conquista e prática de autonomia em sistemas vivos através da realização de intervenções urbanas, performances, espetáculos, projetos e ações político-culturais na cidade de Votorantim, no interior de São Paulo. Quatro anos depois, restaram apenas 3 deles que persistem na busca deste ideal e acreditam que o Movimento HotSpot seja o caminho para a autonomia político-econômica que tanto perseguem.

 

Thiago Alixandre, um dos co-fundadores do grupo, conta que logo que soube da abertura das inscrições achou que esta seria uma chance de realizar o antigo sonho. Para tanto elegeu, entre tantas outras atividades, o programa “Troque seu troco”, uma  sofisticada estratégia de financiamento colaborativo, que ajudaria a manter as atividades culturais do coletivo. A mecânica de fomento da cultura local seria um software instalado em pontos de comércio da cidade, na qual o consumidor trocaria o que receberia de troco em uma compra por um cupom que lhe daria direito a produtos e serviços culturais, tais como: aulas e espetáculos de dança, saraus de poesia, shows de música, exibições de filmes, grupos de estudos, pesquisas teóricas, oficinas de educação ambiental, workshops, mostras, palestras e etc.

 

Tudo isso em um cenário muito especial. A sede do Coletivo O¹² fica em um parque ecológico cedido pela Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim, onde funcionava o antigo zoólogico com uma área de 63 Km². Para sua manutenção, é necessário um fluxo de caixa constante e que ao mesmo tempo seja inovador, pois integra não só arte, como questões ambientais e sustentabilidade. “Temos mais de 20 espécies de animais lá dentro” conta Alixandre. “E não há formas de editais e programas de governo que possam nos ajudar a sustentar um projeto tão híbrido”. Por isso, ele acha que “o Movimento HotSpot pode ser uma ação política potente que inspire o poder público a criar novas maneiras de como organizar editais sem padecer do mal da inespecificidade que sacrifica a diversidade criativa e suas características por todo o Brasil. “

 

Enquanto se articulam para a implantação do “Troque seu troco”, o Coletivo O¹² continua atuando na ocupação de espaços. No projeto mais recente, em novembro de 2011, eles usaram uma pedreira desativada como cenário para o “Dança na Pedreira” . A ideia era a revitalização do local e a transformação dele num polo criativo da cidade. Hoje, um semestre depois, o espaço foi redescoberto pelo interesse do poder público e dos artistas da cidade, através de realização de show internacional de rock, de um festival de música, espetáculos de dança e gravação de obra audiovisual.

“Para nós, interessa muito essa articulação”, afirma Alixandre. “Queremos ganhar o prêmio máximo do Movimento HotSpot para possibilitar a implementação do nosso projeto, mas entendemos que o HotSpot abre portas para um Brasil criativo inteiro e que, esse talvez, seja o momento de notar quantos inovadores criativos hão de vagar solitários por aí, a espera de abrigos tão inspiradores como esse. E acrescenta; “Queremos honestamente acreditar que a não premiação do nosso projeto se dará pela concorrência criativa e que isso significará que muitas idéias inovadoras estão borbulhando por aí, perder essa concorrência nos conforta se a ganhadora for a criatividade auto evidente e legítimada por si mesma.”

 

tags , , ,