Rio-à-Porter consolida modelo diferenciado de negócios na moda

Salão que integra da plataforma Fashion Rio Negócios, o Rio-à-Porter chega à edição Verão 2012/2013 consolidando e reforçando o formato iniciado na edição de janeiro: mais  orgânico, segmentado e com uma maior identificação entre marcas e compradores. O evento, que começa hoje 22 e  vai até 25 de maio, na Casa Firjan da Indústria Criativa, terá um aumento de 400m2 em área útil de venda. Ou seja: além do espaço interno do casarão, os expositores ocuparão também duas tendas, uma de 300m2 e outra de 240m2.

O Rio-à-Porter receberá 119 expositores entre marcas do line up do Fashion Rio, grifes escolhidas pela curadoria do evento e pólos criativos. “O salão de verão já é, tradicionalmente, um evento maior. No entanto, o novo formato e a curadoria mais apurada, sucessos da edição passada, fizeram com que a procura tanto de expositores quanto de compradores aumentasse ainda mais”, diz Graça Cabral, diretora de parcerias estratégicas da Luminosidade.

A moda praia, estrela da estação, estará presente nas produções de diversos expositores. Entre as marcas que participam do evento estão: Salinas, Tryia, Desirée Nercessian e a estreante Poko Pano. Outra novidade é a chegada de marcas de Pólos Criativos de outros estados brasileiros, como Pernambuco, Ceará, Paraná, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Goiás e Santa Catarina.  “O papel de um grande evento de moda como o Fashion Rio é fomentar esse mercado em ebulição e alinhar um calendário de lançamentos para os formatos de negócios que mais se adequam a cada necessidade. A entrada de novas marcas e a participação dessas grifes de outros estados vão de encontro a esse movimento”, reforça Graça.

O número de compradores também crescerá: a organização prevê um aumento de 40% no número de buyers e lojistas que passará pelo salão. São Paulo e Minas são os que terão maior número de representantes entre os compradores convidados (com 21% e 13%, respectivamente). Em seguida vem o Paraná, com 10%. A região Nordeste – a maior interessada nas compras de Verão – terá grande representatividade: cerca de 28% dos buyers convidados virão de estados como Bahia, Piauí, Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

Compradores internacionais também percorrerão os corredores e jardins do antigo palacete da família Guinle Paula Machado. Entre os buyers, há representantes da Alemanha, Bélgica, Estados Unidos, Emirados Árabes, Espanha e Uruguai. Boa parte interessada nos lançamentos de beachwear. Os americanos terão a maior representação: 50% do total de convidados.

Entre os destaques internacionais estão os representantes da Seaside Luxe e Gone Bananas – duas multimarcas de luxo da California. A Seaside Luxe, responsável por boutiques em resorts de luxo como o Four Seasons Resort Hualalai e o Four Seasons  Maui, ambos no Havaí; e o Terrana Resort, em Palos Verdes, Carlifórnia  – enviará ao Rio dois representantes (a compradora sênior e a gerente de merchandising). Nas lojas da multimarca é possível  encontrar peças de marcas como Stella McCartney e Lacoste, assim como a brasileira Natural Cotton Color – marca da Paraíba que participa do Rio-à-Porter e trabalha com peças desenvolvidas com algodão naturalmente colorido.

Já a Gone Bananas participa pela segunda vez do evento. A multimarcas é especializada em Moda Praia. Criada em 1975, em São Diego, pelo empresário Tom O’Hara,  a empresa tem seis lojas espalhadas pela região. O próprio Tom virá ao Rio conhecer os lançamentos nacionais de beachwear  expostos no salão.

Além de fomentar negócios, o Rio-à-Porter terá também espaços para palestras. Os encontros, voltados para lojistas e profissionais de Moda, começam às 11h e serão realizados nos dias 22, 23 e 24 de maio.

 

Confira a programação:

22/05     –            11h         | Preview de Inverno Caderno Perfil 2013

Carol Fernandes, estilista – Senai Moda Design

Nesse encontro, a estilista do Senai Moda Design Carol Fernandes apresenta o conteúdo da publicação Preview de Inverno Caderno Perfil 2013. Serão comentadas as macro tendências para moda e design que estarão vigentes no próximo inverno. Esse conteúdo traz um novo conceito de informação para o empresário da moda e do design ao identificar os diversos perfis de consumidores, traduzindo as correntes de comportamento que irão orientar as próximas ações do setor. Assim, a palestrante vai antecipar novidades em design, tendências e estilos do mercado internacional para que os profissionais brasileiros que atuam na área de vestuário preparem coleções atraentes ao consumidor.

 

23/05     –             11h         | Street Stars – A importância do estilo pessoal na Moda

Camila Toledo – diretora de tendências Stylesight

Na ocasião, a diretora de tendências do bureau internacional Stylesight, Camila Toledo, fala da importância da internet na divulgação e disseminação da moda de rua tornando “it-girls” (mulheres que influenciam a moda com seu estilo pessoal) em verdadeiras celebridades nas principais capitais de moda do mundo. São analisados e comentados o perfil e estilo dessas mulheres influenciadoras no mundo e identificadas quem são as brasileiras que assumem esse papel no mercado nacional. Nessa palestra aborda também como uma marca pode se beneficiar do fenômeno de imagem dessas influenciadoras.

 

24/05     –             11h         | Estratégias de Visual Merchandising 2013

Clarissa Araújo, gerente de novos negócios – WGSN

Após uma análise global, nesse encontro, a gerente de novos negócios do bureau internacional WGSN, Clarissa Araujo, apresenta as principais tendências para Visual Merchandising que veremos em 2013, serão mostradas também as melhores práticas e estratégias dos varejistas ao redor do mundo. A intenção é gerar inspiração, mostrando o que temos de mais moderno no Visual Merchandising global e as apostas do bureau de tendências que podem ser interpretadas e incorporadas pelo mercado nacional.

 

tags , , , ,