Rio de Janeiro ganha mais um edíficio “verde”

Crédito: Richard Meier & Partners

O Rio de Janeiro acaba de receber o título de patrimônio da humanidade em beleza natural e de sediar a Rio+20, conferência mundial sobre o meio ambiente. Por isso, para construir qualquer coisa por aqui deve se levar em conta pelo menos esses dois fatores e criar edificios integrados a paisagem e com um quê de sustentabilidade.

Para o seu primeiro projeto em solo brasileiro, o renomadao arquiteto americano Richard Meier, vencedor do prêmio Pritzker, o mais importante da área, quer unir a praticidade de um edifício de escritórios com design, tornando um marco arquitetônico na cidade.

O prédio, que será erguido no Leblon, terá amplos espaços abertos com terraços que darão para um pátio interno fornecendo iluminação externa e possibilitando a criação de um jardim vertical. Na fachada, a escolha recaiu nos brises, um elemento arquitetônico que também ajuda a regular a luz natural.

O edifício será composto por 10 andares, com uma altura total de 25 metros e uma área locável de 6.500 m². Um  grande lobby vai abrigar a recepção e lojas e terá ainda 3 andares no subsolo para estacionamento e outros usos.

Para Bernhard Karpf, que trabalha com Meier  e está à frente da obra, tudo foi pensando para garantir um prédio “verde”: “Cada elemento do projeto reflete um enfoque ambicioso em arquitetura sustentável e no uso inovador de materiais e soluções eficientes de construção”, conta. “Esperamos que o novo edifício não seja só sustentável e eficiente, mas que também melhore o ambiente de trabalho no bairro do Leblon. ”

 

tags , , ,