Rock dançante

Crédito: Biel Gomes

O nome é meio estranho, mas tem até um significado poético. Wannabe Jalva é homenagem a um amigo do grupo que tem esse nome. A decisão veio quando no meio da discussão entre os integrantes Rafa Rocha (vocal, guitarra, baixo, teclados), Felipe Puperi (vocal, guitarra, baixo, teclados), Tiago Abrahão (guitarra, baixo, teclados) e Fernando Paulista (bateria), eles viram uma estrela cadente e acharam que aquilo era o sinal.

Formado em 2010, o grupo ganhou destaque rapidamente na mídia especializada e figurou em grandes festivais nacionais ao lado de bandas como Two Door Cinema Club, The Rapture e Vampire Weekend. Em 2011, o Jalva abriu, o show do Pearl Jam em Porto Alegre e este ano participou da segunda edição do Lollapalooza Brasil.

Com esta bagagem, a banda abre, hoje, a partir das 20h, na Usina do Gasômetro, o Festival Movimento HotSpot, em Curitiba. “Achamos incrível o movimento. Um projeto com curadores totalmente ligados a arte e apoiando o que é feito no país, com (muitas vezes) o olho no mundo. É um projeto muito legal”, afirma Tiago Abrahão.

No repertório do show, as músicas do primeiro CD e de um novo trabalho que deverá ser lançado no segundo semestre. “Estamos em um momento meio que de imersão no disco novo”, conta o guitarrista. “Nosso set está em um momento de transição com coisas do primeiro disco, algumas coisas que fizemos no ano passado e músicas novas que vão estar no próximo disco.”

Como toda a anda independente, eles tem uma relação muito próxima com a internet. E no site oficial, é possível fazer o download de todas a músicas do primeiro CD. “Foi na internet que lançamos as primeiras músicas e foi através dela que iniciamos a estrada. Pois vemos o atual mercado fonográfico, também, em um momento de transição, onde esta começando algum movimento positivo em relação a nova realidade”, afirma Tiago. “O mercado brasileiro engana e não fornece nenhuma ferramenta pra um artista emergir… tudo acontece organicamente através da própria internet e isso limita o caminho. Mas aos poucos as ferramentas estão se criando e o mercado está convergindo pra caminhar junto. O importante é continuar fazendo arte!”

O rock que eles fazem é dançante e cantado em inglês e tem feito muito sucesso no sul do País. “O cenário musical por aqui é bem borbulhante… a vertente do rock é forte e gera muitos artistas. O Sul tem características bem próprias dependendo da região. Curitiba gera e gerou muitos artistas legais…  No fim muita gente se conhece e se prestigia”, analisa o guitarrista.

Programação do festival

Dia 26 de abril

MHS na Casa de Cultura Mário Quintana – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico

16h – 20h – banca com candidatos | Local: Casa de Cultura Mário Quintana – Sala C2 * 6 idéias

14h – Intervençao Urbana Cusco – Estacionamento Gasômetro

MHS no Gasômetro – Av. Presidente João Goulart, 551, Centro;

– 19hs – abertura Local: Gasômetro;

– 19h às 22h – Intervenção Urbana – VJ Suave / Projeções Suaveciclo em volta da Usina do Gasômetro;

– 20h – show Wannabe Jalva

Dia 27 de abril

MHS no Gasômetro – – Av. Presidente João Goulart, 551, Centro

– 11h00 – 13h00 – Oficina Grafite, Ilustração: Intersecções com Cusco e Ygor Marotta, sequência com oficina de grafite

– 14h30 – 16h15 – Roda de conversa : Ocupação do Espaço Público com Marcelo Rosenbaum (case AGT) + Heloisa Medeiros (Coletivo RUA) + Representante Vila Flores + Domicio Grillo (Fora do Eixo);

– 15h30 – 17h30 – Roda de conversa Música: Circulação, Distribuição e Alternativas de Financiamento, com Ney Hugo (Fora do Eixo) + José Flávio Junior;

– 16h15 – 17h – Oficina Marcelo Rosenbaum

– 17h30 – 21h – Apresentações bandas MHS (Gustavo Cabeza, Les Savons Superfins, Watch Out For The Hounds e Giancarlo Rufatto);

Intervenção Urbana

– 17h45 – 20h – VJ Suave/ Suavecclo – Bicicletada do Pedalegre. Grupo segue em direção à Ipanema / Zona Sul;

– 21h – VJ Suave/Suaveciclo – Projeções na Cidade Baixa/Bom Fim (local boêmio da cidade);

MHS na Casa de Cultura Mário Quintana – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico

– 10h – 13h30 – banca com candidatos | Local: Casa de Cultura Mário Quintana – Sala C2 – 5 idéias;

– 14h45 às 16h15 – Roda de Conversa com Rodrigo Krug da Cliever – Criador da primeira empresa brasileira a fabricar e comercializar impressoras 3D com tecnologia própria. | Sala: A2B2;

– 15h – 18h30 – banca com candidatos | Local: Casa de Cultura Mário Quintana – Sala: C2 – * 6 idéias;

28 de abril

MHS no Gasômetro – – Av. Presidente João Goulart, 551, Centro;

– 14h – Shows bandas MHS ( Dingo Bells, Musadiversa, Radio Gump);

– 17h – Show de Encerramento com a banda Bidê ou Balde;

– 18h – VJ Suave/ Suaveciclo – Projeções durante o show do Bidê ou Balde, na Usina do Gasômetro.

 

tags , , ,