“Se encontrarmos um limão, fazemos uma limonada”

Fachada da Firma Casa. Crédito: www.superlimao.com.br

Quem passa na frente da Firma Casa, na avenida Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, dá aquela brecadinha no carro para observar a fachada com mais de 2,5 mil vasos de alumínio dobrado com 6 mil mudas de espada-de-são-jorge.  A loja foi inteira reformada em outubro do ano passado tendo a concepção artística dos Irmãos Campana e o projeto de arquitetura do Super Limão Studio.

O projeto ganhou tanta repercussão que foi parar nas páginas da conceituada revista Wall Paper. Mas não é de hoje que o Studio faz sucesso ou trabalha para os Campana. Eles foram uma espécie de padrinho da turma quando os convidou para reformar o apartamento deles em 2008. De lá para cá , foram mais de 12 projetos diferentes  e sempre muito criativos.

Reforma do apartamento dos Irmãos Campana. Crédito: www.superlimao.com.br

O Super Limão tem uma formação bem eclética. A história começou em 2002, quando Sergio Cabral, 33 anos, formado em desenho industrial pela Faap, montou o escritório com o amigo Thiago Rodrigues, 31, que estudou arquitetura na mesma faculdade. Em 2009, Lula Gouveia, 31, engenheiro e arquiteto formado pelo Mackenzie, e Antonio Carlos Figueira de Mello, 27, que fez curso de turismo e trabalhou com questões ambientais, se juntaram ao grupo.

O negócio deles sempre foi buscar por novas linguagens estéticas inseridas no cotidiano das grandes cidades. E por mais batido que o tema de sustentabilidade parece ser, é sempre uma busca constante a procura de materiais responsáveis, bem como o uso responsável de materiais industriais, reciclados e/ou recicláveis, que são transformados com novas formas e características.

Um dos exemplos disso é o banco Biju que têm estrutura de bobina de papel kraft e assento de juta e foi desenhada em 2004. Em entrevista a Revista Casa e Jardim, o quarteto resumiu sua forma de trabalhar aproveitando e fazendo um trocadilho com o nome do Studio:  “Se encontrarmos um limão, fazemos uma limonada. Para reduzir custos na reforma, procuramos aproveitar os materiais que estão na casa e não necessariamente da forma que estavam.”

Cadeiras Biju. Crédito: www.superlimao.com.br

tags , ,