Selecionados de Natal

Entre os 303 brasileiros que foram selecionados a partir de 1642 inscrições para participar da etapa Festival do Movimento HotSpot, nove são do Rio Grande do Norte. Esses criativos foram selecionados nas categorias de Música, Filme e Vídeo, Moda, Ilustração e Fotografia .

Durante os dois dias de festival, eles terão a oportunidade de conhecer melhor as datas de divulgação dos participantes do Tanque de Ideias (22/07), da etapa final (26 a 30/07) e finalmente o anúncio dos vencedores (01/08).  Além disso, os três escolhidos de ilustração terão em encontrar pessoalmente a curadora da categoria Graziela Peres, assim como o Flávio de Aquino Carvalho, selecionado em Filme e Vídeo poderá estar frente a frente com João Falcão.

Antes destas atividades, seis deles falaram ao blog do MHS sobre o projeto e as suas expectativas.

Identidade Cultural, por Rodrigo Cesar Cortez de Sena

“Me interessei pelo MHS por causa da possibilidade de enriquecer o conhecimento através de múltiplas expressões artísticas estabelecidas no edital. Para mim , é uma oportunidade de ter contato direto com outros artistas e curadores para troca de ideias e saberes com relevância para que posso aparecer outros trabalhos e adquirir a maturidade desejada. A expectativa durante o Festival é de mostrar através de meu projeto de identidade cultural, uma pesquisa fotográfica ilustrativa com as múltiplas possibilidade das tradições populares ricas em diversos temas abordado pelo edital como moda ,design, ilustração, arquitetura … e assim valorizar essas fontes de inspiração.”

Folkloh, por Matheus Targino Pereira Aires   

“O Movimento HotSpot é uma ótima ferramenta de divulgação de trabalhos artísticos. Não vejo nem como um concurso ou competição. Exercício e possibilidade de divulgação do meu trabalho foram os principais motivos que fizeram eu me inscrever. Gosto de sentir que faço parte de um movimento que pode ser um marco histórico na cultura do meu país e, com certeza, um marco na minha vida. Espero durante o Festival fazer novas amizades e novos contatos. Eu acho que a arte funciona assim: entre amigos e dentro de um ambiente saudável. Não pode existir um clima de competição entre artistas. A arte é, antes de tudo, uma necessidade pessoal. O artista tem que se sentir confortável para criar. Eu espero ir para a próxima fase, mas chegar até os festivais já foi muito interessante. O Movimento HotSpot é um projeto sério e meu trabalho faz parte dele. Isso é muito gratificante e me deixa muito feliz.”

Dias de Alice, por Andrey Salvador Moura da Silva

“Vários amigos me incentivaram a fazer a inscrição. E achei que realmente seria uma ótima oportunidade para divulgar meu trabalho, sabendo que o MHS tem uma visibilidade incrível. Além disso, ser analisado por especialista na área me deixou bem animado. Meu maior retorno até então é a visibilidade do meu trabalho. Depois que fui divulgado como um dos selecionados muitas pessoas vieram olhar outros trabalhos meus, me parabenizaram. Eu imagino  que o Festival em Natal sera algo bem animado. Realmente é muito bom ter algo do tipo em nossa cidade, várias formas de arte reunidas. Espero que muitas pessoas que não tem acesso possa dessa vez contemplar a arte. Costumo sempre estar na ativa, trabalhando em algo novo, acho que isso ajuda muito. Mente sempre em exercício. Ansioso para saber o que vem por aí na fase do Banco de Ideias.”

Cretino, por Flávio de Aquino Carvalho

“Eu inscrevi principalmente pela inovação e criatividade do projeto, aliando todas as áreas de economia criativa de vários lugares do país, unidos por um grande movimento. Acredito que uma boa rede de contato que pode acontecer durante o festival é sempre positivo para a carreira. Minha expectativa é de conhecer projetos e profissionais criativos e ter grandes momentos de entretenimento e cultura durante o festival. Eu deixo as coisas acontecerem. Só a indicação eu já considero uma grande vitória. Passar para o Tanque de Ideias seria um sonho. Mas sempre vale a pena sonhar.”

Starscape, por Max Pereira 

“O MHS surgiu como uma oportunidade interessante de mostrar o meu trabalho e dialogar com outras pessoas que trabalham em áreas afins. Já a preparação do material  para a participação deu um fôlego novo ao meu trabalho de ilustrador, que estava um tanto de escanteio e que depois da seleção ganhou força total – tendo inclusive sido selecionado para participar da primeira edição da Virada Cultural em Natal. Acho que o Festival vai ser um momento muito legal de troca de idéias, contatos e apresentação de trabalhos para um público ainda muito carente de experiências como essa.”

 

Cajunegro, por Jardel Liter   

” O Movimento HotSpot é uma oportunidade de novos profissionais serem visto e absorvido pelo mercado. Com essa participação pretendo alavancar minha profissão, revelar meu talento e com isso obter o reconhecimento do meu Estado e do meu País! Tendo o privilégio de estar no meu estado, der ter sido classificado e tendo a oportunidade de chamar mais atenção para o CAJUNEGRO e despertar nas pessoas a moda com indenidade e emoção. Estou preparadíssimo para a fase do Tanque de Ideias! Pronto para o desafio.”

 

tags , ,