Sem medo de errar

Em quatorze anos de carreira, o estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch testou todos os seus limites e não tem problemas em encontrar ideias frescas para se superar a cada temporada. Este é início do texto que apresenta o perfil do curador do Movimento HotSpot em nosso portal.

E não poderia ser mais adequado. A cada coleção, ele se supera e encanta o público seja em São Paulo, Paris ou Nova York. Para muitos jovens, a forma de como conduz sua carreira é um exemplo. Os finalistas para o Tanque de Ideias terão a sorte tê-lo por perto durante cinco dias orientando os trabalhos de um dos grupos sob a coordenação do Mesa&Cadeira

Herchcovitch não tem medo de ideias “esdrúxulas”.  Muitas vezes acredita que delas saem grandes produtos comerciais. Hoje está à frente de um leque deles que leva a sua marca dedicando-se apenas a criação.

Antes da imersão com os finalistas, ele respondeu às seguintes perguntas para o blog do MHS:

MHS: No início de sua carreira, você saiu da faculdade e já começou a sua carreira sem nenhum tipo de incentivo. O que acha desta oportunidade dada ao jovens talentos no MHS?

Alexandre Herchcovitch: Acho extremamente importante começar já sendo incentivado, seja com dinheiro ou com espaço para mostrar as ideias.

MHS: Como exercita sua criatividade?

Alexandre Herchcovitch: Trabalhando muito no dia-a-dia. Tenho o privilegio de poder criar cerca de 1500 produtos a cada ano, assim dou vazão a tudo que penso.

MHS: O que está preparando para o Tanque de Ideias?

Alexandre Herchcovitch:  Não escolhi fazer um projeto meu. Pensei em algo completo onde o produto será pensado até seu lançamento e todas as suas possíveis vertentes.

MHS: Para muitos estilistas e de outras áreas, você é um exemplo. O que acha desta oportunidade de aproximação curador/candidato?

Alexandre Herchcovitch: É muito importante ouvir e trabalhar com outras pessoas e cabeças, muitas vezes nos fechamos em nosso dia-a-dia e achamos que tudo que estamos fazendo é certo. Pessoas de fora colocam o dedo na ferida e isso nos dá chance de evoluir.

MHS: Você teve um mentor em sua carreira ou sua mãe fez um pouco este papel?

Alexandre Herchcovitch: Minha mãe me ensinou os primeiros passos e sempre peço sua opinião até hoje. Além dela, confio em outras pessoas e não dou passos sem consultá-los.

MHS: O que te inspira?

Alexandre Herchcovitch: O trabalho cotidiano, minha própria história e caminhos por onde nunca andei.

MHS: Com a expansão de sua marca, como consegue criar para tantas frentes diferentes? Tem alguma metodologia?

Alexandre Herchcovitch: Objetividade nas escolhas e estudar muito bem cada produto a ser lançado.

MHS: Como vai incentivar a criatividade dos participantes no Tanque de Ideias?

Alexandre Herchcovitch: Ideias aparentemente esdrúxulas resultam em grandes ideias comerciais. Ter a liberdade de mostrar estas ideias iniciais faz com que oportunidades boas não sejam perdidas. Incentivarei os participantes fazendo com que exponham suas ideias sem medo.

tags , ,