Silicon Valley, New York e São Paulo: cidades para start ups

Se você fosse empreender em qualquer lugar do mundo, qual região escolheria? A resposta está na ponta da língua: Silicon Valley. O pedaço composto pelas cidades de San Francisco, Palo Alto, San Jose e Oakland faz a fama e deita na cama. Elas lideram o ranking divulgado pelo The Startup Genome, que pesquisou o que faz esses lugares tão especiais para se começar um negócio.

No caso do famoso vale americano, ele possui quatro características que lhe ajudam a conferir o titulo de primeiro da lista: fundos de investimentos interessados em startups, grande número de mentores, muita ambição e adrenalina.

Em segundo lugar, está Nova York que apresenta diversidade, mercado de nicho,  uma dobradinha de bons “pontos” e rede social intensa e também grandes apostas dos investidores. Todos, por lá, vão para o tudo ou nada.

E o Brasil? Devemos então carimbar nosso passaporte para a terra do tio Sam? Não ainda. Na lista de 25 cidades, São Paulo está na oitava colocação e com muita vontade de galgar posições rumo ao topo. Lançado recentemente o manifesto São Paulo Criativa quer engajar governos, pessoas, empresas e organizações. O objetivo é criar condições para que a cidade desenvolva idéias e soluções que possa gerar riquezas e agregar valores. Foram listados dez ações que vão desde ocupação de prédios abandonadas, compartilhamento de transporte, investimentos em ecologia, educação e turismo com a captação de grandes eventos até a criação de uma secretaria municipal de economia criativa.  Agora é mãos à obra!

Confira a lista completa:

  1. Silicon Valley (San Francisco, Palo Alto, San Jose, Oakland)
  2. New York City (NYC, Brooklyn)
  3. Londres
  4. Toronto
  5. Tel Aviv
  6. Los Angeles
  7. Cingapura
  8. São Paulo
  9. Bangalore
  10. Moscou
  11. Paris
  12. Santiago
  13. Seattle
  14. Madrid
  15. Chicago
  16. Vancouver
  17. Berlim
  18. Boston
  19. Austin
  20. Mumbai
  21. Sydney
  22. Melbourne
  23. Warsaw
  24. Washington D.C.
  25. Montreal

 

tags , , , ,