Speto faz performance em Porto Alegre

Curador do Movimento HotSpot participa de palestra em Porto Alegre

Porto Alegre está pronta para abrir com chave de ouro o nosso scouting, nesta quinta-feira, às 19h30, no Moinho Shopping. E nosso convidado especial, o artista plástico e ilustrador Speto, curador do Movimento HotSpot na categoria ilustração, além da palestra, fará um performance.

Speto vai pintar um painel inspirado no MHS, às 11h, de sexta-feira em frente ao shopping.  Sua intenção é ampliar o leque e convocar artístas que trabalhem em mídias diversas para se inscreverem na categoria ilustração. “A ilustração mudou muito nos últimos anos e esta forma de arte aplicada trouxe artistas do graffiti e das artes plásticas”, explica. “Podemos dizer que a ilustração é a arte aplicada livros , revistas, embalagens, campanhas publicitárias, roupas e objetos. A arte pode ser aplicada de diversas formas e temos muitos talentos no Brasil.”

No caso específico do graffiti, sua popularização foi tamanha que já saiu das ruas, conquistou as galerias e agora virou tema abordado em novela. Em “Cheias de Charme”, exibida às 19h, na Rede Globo tem um personagem que defende as bandeiras da arte urbana, Rodinei, interpretado por Jaime Matarazzo. Nosso curador fez até uma participação especial em uma cena que Rodinei foi conhecer os artistas paulistanos e galeria Choque Cultural.

“O graffiti é uma arte popular e acessível e no Brasil foi muito bem aceita pela sociedade. Esta arte estar em uma novela mostra o quanto teve aceitação em todas as camadas sociais”, comenta. “Ver a história do graffiti no Brasil resumida em um personagem é gratificante. Me diverti fazendo a cena, improvisando a fala e a repercussão foi muito boa”.

Na ficção, Rodinei levanta a bola de o grafitti estar ocupando as paredes de galerias e museus. Para Speto, esse diálogo é muito interessante e cabe ao artista manter a essência de seu trabalho independente do suporte que usa. “Nas ruas, a arte ganha conotações políticas e críticas sociais, ou simplesmente ajuda a embelezar os cenários das cidades, interferindo na paisagem e compondo o ambiente. Já nas galerias e nos museus, o artista vai usar uma tela que deve ser vista de perto, diferente de um mural que o espectador está de passagem.”

Aonde quer que esteja o “O graffiti trouxe o ressurgimento da pintura e da arte figurativa, é um movimento jovem e globalizado, é a maior expressão contemporânea das cidades urbanas”, afirma o ilustrador. Por isso, ele está muito confiante que o MHS pode ajudar a mostrar o quanto esta arte pode ser utilizada de diversas formas. “A inclusão de novos talentos no mercado de arte é fundamental. O MHS ajuda por centralizar a informação e divulgação onde empresários e diretores de arte podem entrar em contacto com estes artistas. Porto Alegre tem tradição no graffiti, quadrinhos,ilustração e acredito que novos talentos devam ser divulgados por lá”.

 

tags , ,