Tem mais uma edição da Semana de Empreendedorismo da GV

Começa a semana que vem e vai até dia 11, a 8ª Semana do Empreendedorismo promovida pelo Centro de Estudos em Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn) da Escola de Administração de Empresa de São Paulo da Fundação Getulio Vargas(FGV-EAESP).

O que tem de legal é que o evento junta especialistas de várias áreas para falar de como empreender, as dificuldades de se manter um negócio, as oportunidades do mercado, as mudanças de paradigmas e por aí afora. Vai rolar palestras do case da Locaweb, do Hospital do Câncer de Barretos, sobre economia criativa com Isabela Prata, da Escola São Paulo,  sobre os aspectos legais de se abrir um empresa com o time da Zancaner Costa Advogados e também um painel sobre Lideres do Futuro.

Um dado interessante é que um terço do alunos da GV pensam em abrir seu próprio negócio no lugar de ingressar no mercado de trabalho como empregado. “Com a nova ordem de crescimento da economia brasileira, onde grandes investimentos externos vêm sendo feitos no país, o empreendedorismo é um segmento que cresce a uma taxa de 14% ao ano” conta o coordenador do GVcenn, o professor Tales Andreassi.

Um pouco mais de número. No Brasil, as micro e pequenas empresas respondem por 99% do total das empresas formais do país, por 57% dos empregos totais e por 26% da massa salarial. Segundo o estudo mais recente do IBGE (2010), a taxa de sobrevivência de empreendimentos com até dois anos de atividade é de 76%. Há, ainda, um equilíbrio no número de empreendedores por sexo. Dos 21,1 milhões de empreendedores brasileiros, 10,7 milhões são homens e 10,4 milhões são mulheres, o que corresponde a uma proporção de 50,7% para 49,3%.

Se interessou? As inscrições para os eventos da Semana do Empreendedorismo são gratuitas. Os interessados podem fazê-la através do link: http://www.gv.br/palestra/form_insc_palestra.cfm

 

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira – 07/05

11h – “SUPER APRESENTAÇÕES: COMO EMPREENDEDORES PODEM CONTAR BEM AS SUAS HISTÓRIAS”

Paticipante: Rogério Chéquer: Sócio-Fundador da SOAP

17h – “SETOR 2,5: CONHEÇA A GERAÇÃO QUE ESTÁ MUDANDO A FORMA DE FAZER NEGÓCIOS NO BRASIL, E TRANSFORMANDO O MUNDO EM QUE VIVE”

Participantes: Caio Braz (Fundador do site Backpacker.Net)/Marcel Fukayama (COO da CDI Lan) /Talita André (responsável pelo Movimento CHOICE)/ Omar Haddad (Fundador da Sementes de Paz)/Edgard Barki (Professor da FGV-EAESP)

19h – “LIBERDADE É POUCO: O QUE DESEJO AINDA NÃO TEM NOME”

Participantes: Rony Rodrigues (Fundador da Box 1824)/Bob Wollheim (Sócio-diretor da Brand Conversation)

Terça- feira 08/05

17h – “QUERO ABRIR UMA EMPRESA” – OS ASPECTOS LEGAIS DO EMPREENDEDORISMO

Participantes: Beatriz Zancaner Costa Furtado (Sócia responsável pela área de fusões e aquisições e direito societário da Zancaner Costa Advogados)/Benny Spiewak (Sócio responsável pela área de propriedade intelectual, Life Sciences e Tecnologia da Zancaner Costa Advogados)

19h – “GESTÃO HUMANIZADA: COMO O AMOR PODE SER UMA DAS PRINCIPAIS FERRAMENTAS DE UM PROCESSO DE GESTÃO”

Participante: Henrique Prata (Diretor Geral do Hospital do Câncer de Barretos – SP)

Quarta-feira 09/05

11h – “LOCALWEB – DE STARTUP A LÍDER EM HOSTING NA AMÉRICA LATINA

Participante: Gilberto Mautner (CEO da Localweb)

19h – “COMO SE INSERIR NO COMPETITIVO MERCADO DA ECONOMIA CRIATIVA”

Participantes: Isabella Prata (Diretora da Escola São Paulo)/Karina Mota (Diretora de Comunicação da Surface to Air Brasil)/André Diniz (Idealizador e fundador da agência de criação digital Urban Summer)

Quinta 10/05

11h – “COMO O SEBRAE PODE AJUDAR ESTUDANTES E EMPREENDEDORES”

19h – PAINEL – EMPRESA JUNIOR

Sexta-feira (11/05)

11h – “LÍDERES DO FUTURO”

Participantes: Patrícia Meirelles (Presidente da LIDE Futuro)/Vinícius Poit (Sócio-fundador da SOL8 Energia Solar)/ Roberto Kanitz (Sócio-fundador da Uno Trade Strategy Advisors)/Priscila Quirós (CEO da Quirós Gourmet)

tags , , ,