Último festival

A exposição de obras dos trabalhos dos criativos selecionados,  que já vista por mais de 30 mil pessoas, será instalada no Museu Inimá de Paula. A região Sudeste conta com o maior número de inscrições selecionadas no Festival HotSpot. De 1.642 propostas enviadas para as 11 categorias, 303 foram selecionadas, sendo 111 provenientes do Sudeste e, entre essas, 31 mineiras. As categorias mais exploradas pelos representantes de Minas Gerais foram Arquitetura, Ilustração e Ideia.

Os ciclos de palestras, encontros e exibição de curtas serão realizados no Memorial Minas Gerais Vale, parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade. No espaço, serão apresentados 24 curtas que concorrem ao prêmio de Filme e Vídeo do Movimento HotSpot, selecionados pelo diretor, roteirista, cineasta e músico João Falcão. Entre eles, será exibida a produção “Webseriados”, do mineiro Alberto Augusto de Oliveira Neto. No dia 20, sábado, o auditório recebe a dinâmica Rodas de Conversa, que inclui encontros com  a diretora de redação da revista Elle, Susana Barbosa, José Flavio Junior, crítico de música revista Rolling Stone e Waldick Jatobá, colecionador de design, curador da galeria Firma Casa.

A música também forte presença no Festival terá como palco o Granfinos. Por lá, vai rolar shows com nove novas bandas que emergiram no último ano das regiões Sul e Sudeste — entre elas os mineiros Batistadines e a banda instrumental Dibigode. Entre as bandas de São Paulo, o inusitado trabalho solo do músico Guilherme Folco, mostrando o projeto Multisambofônico, enquanto Daniel Limaverde será o único representante carioca nesta categoria.

O projeto acumula participações musicais importantes, como Dado Villa-Lobos, Wannabe Jalva, Bidê ou Balde, SILVA, Manuela Rodrigues, Neila Kadhí, Baiana System, Khrystal, Mombojó, Luê e Gang do Eletro. Já se envolveram com o festival, artistas como VJ Suave, o grafiteiro Cusco, o grupo teatral Serpentes que Fumam, os artistas urbanos Júlio Costa, Zaca Oliveira e Roberta Carvalho. Na curadoria, temos nomes consagrados na cena criativa, como Rony Rodrigues, Marcelo Rosenbaum, Ronaldo Fraga, Rogério Hideki, Lala Deheinzelin e Ilse Guimarães, além de Speto.

Depois desta etapa, no dia 22, será divulgado os participantes do Tanque de Ideias que acontece entre 26 e 30 de julho. A grande final será no dia 31 de julho.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL MOVIMENTO HOTSPOT EM BELO HORIZONTE

Período: 19 e 20 de julho

– MUSEU INIMÁ DE PAULA

Exposição de criativos do Movimento HotSpot

Local: Rua da Bahia, 1.201 – Centro

Horário: das 18h às 21h (no dia 19/07) e das 10h às 19h (no dia 20/07)

Entrada: Gratuita

– MEMORIAL MINAS GERAIS VALE – PRAÇA DA LIBERDADE

Palestras, encontros e exibição de curtas

Horário: das 14h às 18h (no dia 20/07)

Entrada: Gratuita

20/07 (sábado)

11h – Cortejo com Baque de Minas 25 mulheres farão um cortejo de percussão saindo do Museu Inimá de Paula. O grupo faz parada em frente ao Memorial Minas Gerais Vale (Praça da Liberdade) e finaliza na Praça da Savassi encontrando com intervenção urbana do artista plástico Léo Pilo.

14h (Casa da Ópera) – Design, inovação, imaginação – com Waldick Jatobá

Um relato do cenário das mais recentes criações nacionais e internacionais pelo curador e colecionador Waldick Jatobá.

15h (Auditório) – “Por dentro da redação” – com Susana Barbosa

A diretora executiva da Revista Elle conta o processo criativo por trás da publicação de um dos títulos mais importantes do mundo.

16h30 (Auditório) – Remix, até quando? 

Parece que tanto na moda e no design, no cinema e na música, as inovações de hoje são mashups do que foi criado antes. O que caracteriza o inédito? Temos espaço para criação de algo genuinamente novo?

Mediador: Augusto Mariotti, organização do Movimento HotSpot

Participantes convidados:

– Susana Barbosa, diretora executiva da revista ELLE

– José Flavio Junior, crítico de música revista Rolling Stone

– Waldick Jatobá, colecionador e curador de design

18h – 21h – Movimento HotSpot no Quarteirão do Soul

Local: Elevado Santa Teresa

– GRANFINOS

Shows

Local: Av. Brasil, 326 – Santa Efigênia

Entrada: Gratuita

Retirada de ingressos online:  http://www.sympla.com.br/granfinos

19/07 (sexta-feira) – A partir das 21h*

– Luciano Sprovieri (SP)

– David Dines (MG)

– Multisambofônico (SP)

Show especial com convidado: Thiago Pethit

20/07 (sábado) – A partir das 21h*

– Daniel Limaverde (RJ)

– Gigi Suleiman (SP)

– Janaína Fellini (PR)

– Dom de Oliveira (SP)

Show especial com Banda Zimun  e Festa Alta Fidelidade

*A casa abre 20hs. Horários sujeitos a alterações. Disponibilidade de lugares sujeita à lotação da casa.

 

tags , ,