Use uma banana como joystick ou teclado de computador

Placa do Makey Makey que faz banana tocar piano. Crédito: MIT/Divulgação

Parece aqueles laboratórios de cientistas malucos. Como assim usar água, massinha, fruta como teclado, joystick e até um piano?  A ideia partiu de dois estudantes do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Jay Silver e Eric Rosenbaum. Eles queriam provar que tudo pode ser usado como controle, utilizando apenas uma conexão USB e inventaram o MaKey MaKey.

Para provar que o conceito estava certo, eles juntaram o que é realmente importa: uma placa de circuito, cabos de condução e um cabo USB, com “quinquilharias” e transformaram qualquer superfície em um comando de computador.

No vídeo de demonstração, a dupla usou de tudo. Lá, se pode ver uma banana como a tecla “espaço” do teclado e até como um piano. E ainda mais algumas maluquices: quem é fã do Super Mario Bros e quiser usar o personagem através do computador, é só pegar um bloco e massinha de modelar para usar o MaKey MaKey como um controlador. Já os mais saudosos, que preferem Pacman, podem desenhar os comandos em uma folha de papel e conectar o dispositivo para começar a jogar. E para o clássico Dance Dance Revolution, a solução são pequenos baldes cheios d’água para simular a pista de dança.

As invencionices foram financiadas com dinheiro do KickStarter. O budget inicial era de US$ 25 mil, mas eles conseguiram US$ 175 mil e já receberam mais de 4 mil encomendas pelo produto. Para quem não conhece essa forma de financiamento, vale a pena dar uma olhadinha no site. Só podem arrecadar doações cidadãos americanos, mas a ideia é super legal. Eles divulgam projetos criativos das mais diferentes áreas e depois cabe ao autor fazer propaganda nas redes sociais e conseguir o dinheiro necessário para implantá-los. O KickSarter fica com 5% do total arrecadado e a Amazon cobra uma taxa de 3 a 5% sobre a forma de pagamento. Mais de 20 mil projetos já passaram por lá e a única exigência é que sendo o projeto criativo e arrecada a grana pedida, ele tem de sair do papel como forma de demonstração do dinheiro e tempo investidos.

tags , , , , ,