Vozes femininas

A versão feminina da Música Popular Brasileira está em festa. O jornalista Mauro Ferreira, lança, hoje, no restaurante Ettore, no Leblon, no Rio de Janeiro o seu livro ‘Cantadas — A Sedução da Voz Feminina em 25 Anos de Jornalismo Musical’ com um discografia de várias cantoras brasileiras que já entrevistou.

O autor fez uma “dolorosa” seleção de 25 nomes que inclui Elza Soares, Gal Costa, Cássia Eller, Zizi Possi e Angela Ro Ro. Mas também estão lá Maria Rita, Teresa Cristina e Maria Gadú, revelações da década passada, e Tulipa Ruiz, bem mais recente, em meio às musas eternas.

“Poderia ter feito um livro com 50 ou com 100, mas selecionei cantoras com as quais tive relação profissional. Procurei também expor a diversidade de estilos do canto brasileiro e abraçar várias gerações”, explica. “Fui criado ouvindo a MPB e o samba dos anos 70, mas não quis centrar só nisso”, diz o jornalista em entrevista para o jornal O Dia, da qual é colunista.

Das ausências mais sentidas, estão Elis Regina e Clara Nunes, pois ele não teve a oportunidade de entrevistá-las. Já Cássia Eller ganhou um carinho a mais, pois Ferreira a considera uma dos maiores expoentes musicais no Brasil.

‘Cantadas’ é o seu segundo livro. Apaixonado por música, o jornalista estreou, curiosamente, escrevendo, com Cleodon Coelho, sobre a vida da novelista Janete Clair, em ‘Nossa Senhora das Oito’ (Ed. Mauad, 2003). Ele também já se aventurou na profissão de roteirista. Escreveu peças teatrais e teve dois textos encenados no Rio, ‘Terra de Cego’ (1997) e ‘Caiu na Rede é Peixe’ (2000).

Quem sabe o próximo trabalho não seja uma “Cantadas” com os cantores brasileiros?

tags , , ,